Ícone do site O Juruá Em Tempo

Tião Viana cobra ações do governo federal nas fronteiras contra as drogas e violência

O governador Tião Viana achou correto o enfoque da primeira parte da reportagem do Fantástico sobre a questão das drogas no Acre e reafirmou seu pronunciamento de que o governo brasileiro deveria investir mais nas fronteiras do estado, que se estendem por mais de 1.800 m praticamente sem fiscalização. Disse que isso tem provocado o surgimento de um processo de destruição de gerações de jovens, que são facilmente manipuláveis e controlados pelos grupos criminosos. Para ele, é preciso investir mais na juventude e o governo federal teria essa obrigação.

O governador disse que o Acre gasta quase R$ 1,5 bilhão por ano com a Segurança Pública, dinheiro que poderia estar investindo em Cultura, em Saúde. Para Tião Viana sobram vagas nas escolas do Acre, ação do governo estadual é efetiva, mas que o desafio é nacional, que falta uma presença maior do governo federal. O governador cita como exemplo de ações que a União poderia oferecer, como a maior participação da Polícia federal, Marinha, Exército, Polícia Rodoviária no controle da fronteira do Acre com Peru e Bolívia.
Para o governador, a reportagem do Fantástico foi realista em mostrar que o Acre é apenas ponho de passagem da droga pela fronteira e que, por isso, precisa de uma atenção maior. Que a droga que entra pelo Acre, na guerra de facções se destina a outros locas, a outros estados e que o Acre sofre as consequências e, na verdade, é vítima dessa estrutura que visa os grandes centros consumidores.

Sair da versão mobile