Promovida pela dupla Las Cabaças, ação faz parte do Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura, por meio da Lei Rouanet
A Praça Orleir Cameli, em Cruzeiro do Sul, será palco, nesta sexta-feira (27), do espetáculo teatral “O Dia da Caça”. Apresentado pela dupla de palhaças Las Cabaças, a peça aberta acontece a partir das 18h e conta com tradução em libras. A programação é gratuita.
Encenado por Juliana Balsalobre e Marina Quinan, que interpretam, respectivamente, as personagens Bifi e Quinan, “O Dia da Caça” emprega elementos de humor da palhaçaria clássica e tem como tema uma típica caçada noturna na floresta amazônica.
As caçadoras estão famintas há 3 dias. Elas seguem rastros de animais e navegam em sua canoa pelos rios em busca de comida. Mas um misterioso animal da selva enfeitiça a dupla e muda os rumos da história. Com isso, a confusão e as gargalhadas estão garantidas. O uso de vocabulários da Amazônia e objetos cênicos típicos, como boroca, canoa, terçado, arco e flecha, aliado a situações do universo ribeirinho, dão à peça contexto regional.
As palhaças fazem intervenções artísticas em espaços públicos e no cotidiano do interior do país, transformando as experiências em roteiros teatrais por meio da linguagem da palhaçaria. Elas são de São Paulo, mas moraram quase 10 anos no Pará, onde visitaram comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas em busca de trocas culturais. Nesses locais, aprenderam o modo de vida, palavras, gestos e histórias de seus moradores.
A peça foi apresentada em Rio Branco e Xapuri nos dias 20 e 22. A programação do projeto de circulação pelo Acre do “O Dia da Caça” é promovida pela Nascedouro Gestão Cultural, Namazônia e Las Cabaças, por meio do Edital Petrobras Distribuidora de Cultura 2018/2019, através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura (MinC).

