24 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

Governo tira Agência de Notícias do ar a partir deste sábado

Por

- Publicidade -

A agência Notícias do Acre, principal fonte oficial de informações do governo do Estado, sairá do ar a partir deste sábado, 7 de julho.

A medida foi adotada em respeito à legislação eleitoral, cujo calendário estabelece a partir desta data a vedação às publicações institucionais, considerando o prazo de três meses que antecede as Eleições 2018.

O procurador-geral em exercício do Estado do Acre, Leonardo Cesário, explica a recomendação feita também pela PGE.

“A lei 9.504, conhecida como lei das eleições, determina no artigo 73, inciso VI alínea b, que é vedada a propaganda de produtos e serviços pelo governo e órgãos públicos qualquer tipo de publicidade. Em razão da previsão deste artigo, a PGE tem orientado o governo do Estado a tirar do ar todos os sites que fazem a publicidade institucional, orientando apenas a publicidade relacionada aos atos de governo, como editais de concursos, editais de licitação, portarias e atos semelhantes”, esclarece o procurador.

As mudanças se aplicam também às redes sociais. Portanto, as páginas da agência Notícias do Acre nesses ambientes digitais ficarão suspensas temporariamente.

A secretária de Comunicação do Acre, Andréa Zílio, explica que a mudança é passageira.

“Respeitando a legislação eleitoral estamos tirando o site da agência Notícias do Acre do ar, mas continuaremos com todo o trabalho de assessoria de imprensa do governo, seja no atendimento a imprensa, na prestação de contas com o cidadão com a divulgação das ações de governo, por meio das entrevistas e reportagens e demais atividades”, explica a secretária.

Andréa Zílio completa: “Pedimos a compreensão de todos que acompanham esse trabalho no site. Assim que terminar o processo eleitoral, o portal e as redes sociais da Notícias do Acre voltarão a ser alimentadas”.

A jornalista Djahnaine Oliveira acessa a Agência todos os dias em busca das boas notícias do Acre. Para ela, o site é um grande aliado no cotidiano jornalístico. “A agência de notícias é importante, porque é um elo entre nós, da Difusora, e os demais veículos da rede pública de comunicação. Ela nos norteia diariamente nas matérias que fazemos, que são de suma relevância para a sociedade e nos dá a oportunidade de estar por dentro das grandes ações de governo, para levar informações ao nosso ouvinte”, conta Djahnaine.

Sobre a Notícias do Acre

A Agência de Notícias do Acre foi criada em setembro de 2007, de forma experimental, funcionando efetivamente a partir de novembro do mesmo ano.

O site é parte de um conglomerado que engloba o Sistema Público de Comunicação do Estado que inclui a TV Aldeia, a Rádio Aldeia FM, a Rádio AM Difusora Acreana, a Assessoria de Imprensa do governo do Estado, a Secretaria de Comunicação e a Agência de Notícias do Governo.

O site foi elaborado após análise de outras agências, entre elas, a Agência Brasil, e foi desenvolvido com o objetivo de ser um portal de entrada sobre as boas notícias do Acre, moderno, de fácil navegação e acessível.

- Publicidade -
Copiar