O governador Tião Viana visitou as obras do Hospital de Barretos, em Rio Branco, nesta segunda-feira, 16, um complexo que terá a capacidade de realizar até 700 atendimentos por dia. A unidade hospitalar é uma parceria entre o Hospital de Câncer de Barretos, governo do Estado e Ministério Público do Trabalho (MPT).
A unidade de Rio Branco está com quase 70% de suas obras concluídas, além disso, o atendimento contará com duas carretas para consultas e diagnósticos e uma outra carreta para palestras educativas. Uma das carretas ficará com mais intensidade em Cruzeiro do Sul, para atender a demanda da região do Juruá, fazendo assim uma rede de atendimento.

O secretário de Saúde do estado, Rui Arruda, destacou a importância dessa parceria e afirmou que até outubro devem iniciar os trabalhos na unidade. “Essa é uma grande parceria entre o governo do estado e o hospital de Barretos onde estamos trazendo uma unidade base central, que ficará aqui em Rio Branco, mas também teremos uma unidade avançada em Cruzeiro do Sul, atendendo assim as duas maiores cidades do estado. Sendo assim, de extrema importância pois a nossa preocupação é exatamente isso, diagnóstica o câncer em seu início, para fazer o tratamento e evitar mortes. Creio que até outubro podemos iniciar esse trabalho”, disse o secretário.
Por ser focada na prevenção e diagnóstico, a unidade vai ofertar mamografia, o Preventivo do Câncer do Colo de Útero (PCCU).
Para o responsável pelas unidades de prevenção do Hospital de Barreto, Raphael Luiz Haikel, em pouco tempo a população irá ver os avanços no tratamento da doença que serão realizados dentro do estado. “Essa unidade de prevenção que terá sede aqui em Rio Branco, mas irá atender todo o estado do Acre, é uma das nossas 16 unidades de prevenção que temos espalhadas em nosso País. Através dessa parceria com o governo do estado, conseguiremos, em pouco tempo, ver a mudança no tratamento do câncer dentro do estado”, disse Raphael.
A unidade sede fica em Barretos, no interior de São Paulo, e é uma referência mundial no tratamento de câncer, atendendo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e conseguindo alcançar avanços significativos em meio a doações tanto de artistas e milionários quanto da população em geral.