A presidência do diretório estadual do PT emitiu uma nota de esclarecimento e repúdio em relação a matéria publicada no site AC Jornal.
A matéria, assinada por Assem Neto acusa o PT de ter ‘comprado’ por 30 mil reais a desistência de Lyra Xapuri de sua pré-candidatura ao Governo do Estado pelo PRTB, além da oferta de um cargo comissionado.
O próprio Lyra Xapuri já se manifestou em áudio, negando as acusações e desafiando o jornalista a apresentar provas.
Na nota, assinada pelo presidente do PT, André Kamai, o mesmo admite que houveram tratativas para que o PRTB viesse a compor a aliança com a FPA nas eleições estaduais, mas afirma que as tratativas ‘nunca romperam as barreiras da legalidade, da ética e da boa política em favor do Acre.’
Ainda na nota, André Kamai afirma que o partido não se espanta com a veiculação de notícias falsas com a finalidade de prejudicar a campanha de Marcus Alexandre ao palácio Rio Branco.
“Não esperamos atitudes diferentes de quem pretende atingir os seus objetivos literalmente a qualquer preço. Temos a consciência de que outros ataques virão. Mas todos serão respondidos à altura pelo critério da verdade.”, escreveu na nota.
Leia abaixo a nota Completa
NOTA DE ESCLARECIMENTO E REPÚDIO
A campanha nem começou oficialmente, mas a oposição, sem proposta, por meio de seus instrumentos de comunicação, tenta criar factoides para atacar a FPA e o nosso candidato ao governo, Marcus Alexandre.
Avisamos a esses desprovidos de caráter e de compromisso com a verdade que a FPA nunca construiu alianças se utilizando de acordos financeiros, diferente do que é de domínio público sobre as relações entre aliados na oposição.
As nossas práticas são outras. Pugnamos com a verdade e pela defesa dos interesses daqueles que querem o Acre seguindo em frente.
Ratificamos que são irresponsáveis e levianas as acusações por meio de um suposto áudio, nitidamente construído para produzir as notícias veiculadas por um blog conhecido por suas posições políticas contrárias à FPA e que costuma espancar a verdade a bem dos seus interesses individuais.
É fato amplamente noticiado que abrimos diálogo com o PRTB para que este compusesse a aliança da FPA. As tratativas, tanto de nossa parte quanto da direção e dos pré-candidatos do PRTB, nunca romperam as barreiras da legalidade, da ética e da boa política em favor do Acre. Isso deve ter incomodado a quem constrói relações sem ter como princípio programas de governo.
Não esperamos atitudes diferentes de quem pretende atingir os seus objetivos literalmente a qualquer preço. Temos a consciência de que outros ataques virão. Mas todos serão respondidos à altura pelo critério da verdade.
Quanto às acusações como a veiculada hoje, os acusadores terão a oportunidade de apresentar provas do que dizem na Justiça.
Rio Branco – 19/07/2018
André Kamai
Presidente do PT – Acre

