Ícone do site O Juruá Em Tempo

Quando um agricultor pede para ouvirmos, vale a pena

Artigo de Arison Jardim

No último fim de semana, o governador Tião Viana esteve em Cruzeiro do Sul e em Mâncio Lima para fazer a entrega de equipamentos e diversos outros investimentos para agricultores familiares. Ele está completando um ciclo de ações, que só nos dois últimos de sua gestão, está investindo R$ 21 milhões para o setor produtivo no Juruá. 

Este montante faz parte dos mais de R$ 500 milhões que o governo de Tião Viana já investiu na agricultura familiar desde 2011, fazendo com que o setor se organize e esteja forte para junto das agroindústrias, forme uma base econômica diversificada para o Acre. Com um modelo de desenvolvimento econômico sustentável em curso, o estado faz da inclusão social dos agricultores e moradores da floresta uma de suas principais estratégias ambientais. 

Desde o fomento às cadeias produtivas agrícolas, como mandioca, fruticultura, criação de gado sustentável, suinocultura, o Estado desenvolve cadeias de produção florestal, como o manejo comunitário não madeireiro com o óleo de murmuru, extração do cocão e da castanha. Além disso, fortalece o extrativismo da seringueira com o programa Florestas Plantadas, que planta novas seringueiras para aumento da rentabilidade e do valor da borracha. 

Esta introdução é para mostrar que as palavras dos agricultores no Juruá não são a toa quando reconhecem o trabalho do governador pelo que já foi feito no setor em que vivem e do qual constroem suas famílias. Darcy Mendes é presidente da Associação Igarapé Preto, no Ramal da Linha 3, em Cruzeiro do Sul. Como jornalista, estive em sua propriedade há alguns anos. Naquela época, ele estava preparando um churrasco para pagar a promessa que fizera à comunidade: “Se o asfalto chegar aqui, eu faço um churrasco”. Sim, o governo do Estado fez o asfaltamento daquele ramal em 2013, foram mais de 25 km. 

Afora isso, Darcy foi beneficiado na época também com caixas e curso para criação de abelha sem ferrão, para produção de mel. Atualmente, ele e parte da comunidade fazem entrega da produção no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Na região tem também investimentos no programa de fruticultura, com plantio de diversas espécies. 

Na época do asfaltamento do ramal, junto com a conclusão da rodovia BR-364, ele já demonstrava a importância que faz uma decisão política de ajudar quem realmente precisa, principalmente em um local que ficou isolado por tantos anos. “Todo o prejuízo que a gente teve foi por causa dessa estrada aí”, dizia ele. 

Agora, no sábado, ele voltou a tornar público seu sentimento de reconhecimento. Em alguns minutos de fala, ele foi firme a cada palavra, chamando a atenção de todos seus companheiros para sua mensagem. “Quando você assumiu esse estado, olhou para todas as áreas que estavam precisando e nós fazemos parte de uma delas, que é a agricultura. A maioria desses produtos que estão sendo entregues para escolas e entidades eram perdidos, os agricultores não vendiam, hoje está servindo para alimentar tantas pessoas”, disse. 

Darcy complementou agradecendo ao governador pelas decisões que tem feito:”Eu, como agricultor, quero te agradecer de coração em nome de todos esses trabalhadores, porque isso só está acontecendo graças a sua gentileza, sua humildade e seu desejo de botar o Acre para frente. Você vem mostrando para todo o acreano que é o governador certo para hora que nós necessitávamos”.

Este não foi o único relato de reconhecimento a Tião Viana. Cleomilton Rocha, conhecido como “Xuxa”, presidente da Associação do Liberdade, também fez questão de falar direto para o governador do sentimento de agradecimento de sua comunidade. Os moradores do liberdade já receberam caminhões, carros e motos para apoio da produção e dos projetos de manejo comunitário, além de fazerem parte do programa de fruticultura. 

“Hoje vemos o Liberdade com outra cara. Os produtores estão felizes com os equipamentos que estão recebendo, e cada dia que passa, felizes de trabalhar pois produzem recebendo respeito. Hoje, nós temos oito motos, dois caminhões, cinco barcos, uma caminhonete e equipamentos agrícolas, que são incontáveis”, relatou Xuxa. 

A Associação do Liberdade agrega diversas outras organizações de moradores ao longo da BR-364, entre Cruzeiro do Sul e Tarauacá, além das pessoas que vivem ao longo dos rios, como Tauari e Acurauá. Quando Xuxa fala de como essa gente vivia antes, é porque por quase um século, todos ali estiveram isolados porque não havia a BR-364 como uma estrada de verdade, o que só ocorreu em 2013. 

Junto da rodovia, o governo do Estado levou várias ações para gerar renda e dar qualidade de vida para quem não sabia o que era “modernidade”, ou simplesmente não sabia ainda o que era um política pública de governo. Por isso, Xuxa diz: “Agradeço nosso governador Tião Viana porque isso foi pela preocupação dele com nossa comunidade. Quando ele viu a situação daqueles produtores, ele foi com o olhar de ajudar a desenvolver nossa região. Ele fez muito pelo Liberdade, tudo que o produtor precisa, nós temos lá para atender a demanda”.

No jornalismo estou podendo ouvir e contar muitas histórias, no final do evento me aproximei do senhor Darcy, que é natural de Minas Gerais e ama o Acre há 30 anos, ele logo abriu o sorriso e me perguntou: “Não vale a pena ouvir esse governador e eleger seu sucessor?”.

Sair da versão mobile