Os municípios da regional do Vale do Juruá, onde há uma semana acontecem fortes operações policiais que resultaram em mais de duas centenas de prisões de criminosos integrantes de facções passarão, a partir de agora, por uma nova e mais complexa fase. Sob a coordenação do governador Tião Viana, os órgãos de segurança pública do Estado do Acre passarão a atuar de maneira articulada com o Exército Brasileiro e a Polícia Federal.
O governador tem alertado a sociedade e falado às autoridades do governo federal – inclusive ao presidente Michel Temer, que o grande problema da segurança pública no Acre resulta do fato de que possuímos mais de dois mil quilômetros de fronteiras abertas ao tráfico de armas e drogas.
Após entendimentos com os comandos regionais do Exército e da Polícia Federal, o governador autorizou que a cúpula da segurança pública estadual ultimasse o início dessas ações, agora com a efetiva participação de forças federais.
Os trabalhos de organização e planejamento avançaram até a madrugada dessa segunda-feira, dia 16. Segundo o Cel Teles – da Policiam Militar do Acre, as ações serão fortes e articuladas. Serão utilizados, além do efetivo policial e militar, veículos, barcos e helicópteros Blak Hawk.
Enquanto o Exército estiver em ação na extensa faixa de fronteira, que perpassa os cinco municípios da região do Juruá, polícia Federal, Polícia Militar e Polícia Civil estarão realizado operações dentro das cidades.
O governador informou que a Polícia Militar do Vale do Juruá passará a ter um novo comando a partir desta segunda-feira, dia 16. Uma entrevista coletiva será dada em Cruzeiro do Sul, para a apresentação do novo comandante do Sexto Batalhão. A reportagem do Juruá Em Tempo estará acompanhando os desdobramentos da nova fase de combate a criminalidade na região e trará mais informações a qualquer momento.

