Não há mais dúvidas sobre os benefícios fisiológicos, psicológicos e sócio econômico culturais da prática do aleitamento materno para a mãe e o bebê.

Nesse contexto, a Secretaria de Saúde de Guajará, no Amazonas, segue a política de capacitação de seus profissionais ao longo do mês de agosto –o chamado Agosto Dourado, o mês em que o mundo inteiro intensifica o incentivo ao aleitamento materno. “As equipes de cada área do município estão recebendo capacitação com certificação para informar as gestantes e lactantes sobre os benefícios da amamentação exclusiva e outros assuntos relacionados aleitamento materno”, explicou Braz Melo, secretário de Saúde de Guajará.
Braz potencializou essa política para deixar claro que a amamentação, isoladamente, é a estratégia de maior impacto capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas previníveis.

O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos seus primeiros anos de vida, sendo indicado até dois anos ou mais. Sua superioridade orgânica o torna de melhor digestão, sendo o mais completo para promover o crescimento e desenvolvimento infantil. Crianças amamentadas também estão mais protegidas contra doenças infecciosas.
Em Guajará todos os profissionais –médicos, enfermeiros, técnicos, nutricionista, dentista, educadores físicos, assistentes sociais, agentes comunitários e muitos outros -estão envolvidos na promoção do aleitamento materno.

