O Juruá Em Tempo

Criadores de abelha homenageiam Tião Viana por avanços na cadeia produtiva do mel

Durante o encontro de criadores de abelha, que ocorre na Expoacre 2018, os participantes realizaram uma homenagem ao governador Tião Viana, pelos avanços promovidos na cadeia produtiva do mel. A entrega da homenagem ocorreu nesta quinta-feira, 2, na Casa Civil, e reuniu criadores de 14 municípios acreanos.

Edvan Campos, presidente da Associação dos Criadores de Abelha do Alto Acre, falou de como o trabalho com a produção de mel das abelhas sem ferrão, a meliponicultura, evoluiu após o apoio do governo.

“Para nós foi uma conquista grande, porque tínhamos as abelhas mas não o conhecimento da tecnologia de trabalhar com elas em caixa, por exemplo. A partir do momento que o governador deu esse olhar para a gente, teve um incentivo bastante significativo. A gente aprendeu a trabalhar com elas, estamos nos capacitando para quando voltar para nossas propriedades, ser multiplicador, para gente produzir com qualidade e mais mel”, disse.

O governo do Estado apoia os produtores também com a disseminação de conhecimento, por meio do programa de incentivo à cadeia produtiva do mel. Além dos cursos oferecidos, foram distribuídas mais de 10 mil caixas, para que essas famílias iniciassem a atividade de criação de abelhas. O investimento já ultrapassou os R$ 600 mil, com apoio do Banco de Desenvolvimento Alemão KfW e do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

Esse trabalho, além da renda para as famílias que desejam permanecer nas florestas, contribui para o equilíbrio da biodiversidade. Faz parte, assim, do projeto de desenvolvimento sustentável que o governo do Estado adota e pelo qual é reconhecido internacionalmente.

“O mais importante disso tudo é a construção das alianças entre os produtores e o governo. O governador Tião Viana sempre olhou com muito carinho para esta cadeia produtiva”, afirmou Maria Edna, coordenadora do programa executado pela Secretaria de Extensão Florestal e Produção Familiar (Seaprof).

Tião Viana ressaltou a grandeza que é a criação de abelhas para a geração de renda para as famílias e para a conservação das florestas, que é também a casa de muitos dos produtores. “Nosso governo investiu mais de R$ 500 milhões no setor produtivo, pois nosso objetivo é ver as famílias agricultoras avançando em suas vidas e produzindo com qualidade. Queremos ver cada vez mais a organização no setor rural, para que vocês mesmo possam buscar crédito e alavancar o trabalho já realizado”, disse.

Hoje, o estado já tem mais de 1.120 famílias beneficiadas pelo programa de fomento do governo, alcançando uma produção de 25 toneladas em 2018. Antes de começarem os investimentos do governo, apenas 60 famílias trabalhavam nesse setor e produziam apenas 3 toneladas de mel. Essa cadeia produtiva agrega alto valor comercial com importante fator de conservação das florestas.

A última ação de apoio a esta cadeia produtiva foi a sanção da Lei Nº 3.395, de 26 de julho de 2018, que organiza e legaliza a criação, o comércio e o transporte de abelhas sem ferrão (meliponídeas) no estado. “Esta lei foi muito importante para nós, não podíamos trafegar com as abelhas e agora isso nos ajuda na caminhada de produzir mais e com mais qualidade”, afirmou Edvan.

A criação da lei é do deputado Estadual Lourival Marques, que também foi homenageado pelos criadores.

Sair da versão mobile