23.9 C
Juruá
sábado, maio 18, 2024

Encontro das recordações: filhos de Cruzeiro do Sul se reencontram e realizam diversos eventos pela cidade

Por

- Publicidade -

Diversos ditos populares remetem o amor pela pátria e pelo lugar que você nasceu e passou bons momentos da vida. No entanto, tem um dito que marca nossa Cruzeiro do Sul e, ele diz assim: “quem bebe da água do Juruá, jamais esquece”. Hoje, literalmente vamos aplicar essa frase tão peculiar do Juruá, já que pelo segundo ano consecutivo as portas do lindo Vale, estarão abertas para receber seus ilustres filhos que compõem o “Batelão da Farinha” e divulgam nosso nome pelo Brasil e pelo mundo.

Batelão da Farinha, o que é isso? Bem, Batelão da Farinha é o nome dado a um grupo de WatsApp criado por mais de 80 filhos de Cruzeiro do Sul que há anos habitam fora do município e para não perder o contato com nossa cultura, com nosso povo, com nossas riquezas, se organizaram e estão realizando a segunda edição de atividades que serão desenvolvidas durantes os dias 10,11 e 12 de agosto, durante as comemorações do centenário do novenário em honra a Nossa Senhora da Glória, padroeira do munícipio. Como explica Clodomira Viga, organizadora do grupo.

 

“Este grupo é composto por filhos de nossa Cruzeiro do Sul que moram fora e que, alguns não visitam a cidade a quase 30 anos. Então tivemos a ideia de criarmos o grupo no WatsApp e organizar essas atividades que vão do passeio de batelão, pelo rio Juruá, nesta sexta feira, 09, ao nosso baile com músicas da nossa época. Além disso, vamos ter também, durante esses 3 dias de festa, ações sociais, passeio no Crôa, momento religioso e uma pequena corrida de 5 kms, tudo isso para celebrarmos esse encontro único em nossas vidas, de pudermos voltar a nossa amada Cruzeiro do Sul.”, disse Clodomira.

Certamente, passará um lindo filme na cabeça da psicológa e maratonista por paixão, que aprendeu a dar as primeiras passadas nas ladeiras íngremes da Princesinha do Juruá de como está Cruzeiro do Sul, e quais as mudanças que encontrarás na cidade onde nascestes para Londres, Nova York, Berlim, Tóquio e tantas outras Metrópoles Internacionais aplicando a resistência do sangue juruaense que circula nas artérias de Graça Santiago, que assim definiu esse momento.
“Há 26 anos não volto a Cruzeiro do Sul, e finalmente chegou o grande dia, vivi com grande expectativa toda essa espera. Poder voltar a cidade onde nasci, vivi minha infância e adolescência é realmente maravilhoso. E agora poder rever os amigos e reativar as memórias é realmente indescritível. Vou poder celebrar a vida e correr na minha cidade, algo do coração, espetacular, diferente de todas as maratonas que já corri pelo mundo afora.”, disse Graça com o coração a mil de emoções.

Por Francílio Nascimento

- Publicidade -
Copiar