O Juruá Em Tempo

Governo do Acre inaugura Novo Hospital na tríplice fronteira

Com 21,4 mil habitantes, na região de fronteira do Brasil com a Bolívia e o Peru, o município de Brasileia, a 235 Km de Rio Branco, a capital do Acre, contará a partir desta sexta-feira (31) com dois hospitais –– o antigo Raimundo Chaar, com maternidade, centro cirúrgico e enfermarias e o Hospital Regional do Alto Acre Wildy Viana, com ambulatório, urgência e emergência, e laboratório, que será inaugurado logo mais pelo governador Tião Viana.

A unidade tem mais de 12 mil metros quadrados e está tendo um investimento de mais de R$ 80 milhões. A equipe do novo hospital atenderá cerca de 100 mil pessoas dos municípios da região do Alto Acre, incluindo pacientes do Peru e Bolívia. É do tamanho do Hospital das Clínicas em Rio Branco.

O Hospital Regional do Alto Acre presta homenagem a Wildy Viana, falecido em março do ano passado, que nasceu em Brasileia e se tornou personagem histórico da vida política do Acre, sendo pai do governador Tião Viana e do senador Jorge Viana.

Médico e prestes a se despedir do cargo de governador do Acre, Tião Viana comentou enquanto alimentava pipiras e sanhaços em sua casa:

–– Tenho três grandes referências de médicos leigos na minha vida. São Lucas, médico de homens e de almas, dono de uma das mais lindas histórias da medicina. O padre Paolino Baldassari, médico dos irmãos índios e seringueiros nos barrancos dos rios do Acre. E meu pai, que talvez tenha dado metade de tudo que ganhou na vida para ajudar pobres enfermos, no tempo em que não havia SUS e quando o poder público não atendia comunidades rurais em ambulatórios ou serviços.

Por Altino Machado

Sair da versão mobile