O governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), entregou esta semana quatro novas escolas indígenas em Tarauacá. O investimento, superior a R$ 360 mil, vai beneficiar estudantes de aldeias localizadas ao longo dos rios Muru, Tauari e Tarauacá.
As novas unidades educacionais fazem parte da política de expansão e modernização da rede implementada pelo governo do Estado. Só este ano a SEE licitou a construção de dez escolas indígenas, beneficiando também comunidades de Feijó e Jordão.
Para o titular da SEE, Marco Brandão, esses investimentos representam o compromisso da atual gestão estadual com os povos tradicionais. “Desde 2011, construímos quase 80 novas escolas indígenas, num investimento de R$ 3,5 milhões de reais na educação e valorização da cultura dessas populações.”
As escolas inauguradas esta semana funcionam na modalidade multisseriada, atendendo alunos indígenas em dois turnos. O governo vai encerrar 2018 com a construção das últimas escolas indígenas. Obras de reconstrução, manutenção e reforma de unidades também estão sendo executadas.
Educação Indígena no Acre
O ensino nas aldeias atende em média cinco mil alunos todos os anos. Os professores que atuam na educação indígena são capacitados permanentemente, o que tem garantido a elevação nos índices de aprendizagem.
O governo mantém mais de 160 escolas indígenas e anexos funcionando. Houve expansão da rede para atender o aumento dessa população e a criação de novas aldeias.
Além das aldeias, as etnias ocupam outros espaços no âmbito da Secretaria de Educação e Esporte (SEE). É o caso do Centro de Estudo de Línguas (CEL), que realiza oficinas para ensinar à comunidade os dialetos falados por alguns povos acreanos.

