A farinha é um produto característico da região do Vale do Juruá, conhecida nacional e internacionalmente. Ela atrai olhares, público e agrada ao paladar de quem a experimenta. Tendo em vista a tamanha repercussão e fama desse produto a prefeitura de Cruzeiro do Sul já realiza há três anos o Festival da Farinha.
Além das diversas atrações que fazem parte do cronograma do Festival da Farinha, a escolha da musa é uma das mais aguardadas pelo público.
A Musa da Farinha 2017, Dandara Santana, incentiva as meninas do Vale do Juruá a participarem do processo seletivo que definirá a nova musa. A seletiva ainda não teve início, mas ela desde já motiva as jovens para que participem.
“Ano passado tiveram muitas meninas que deixaram de participar por terem vergonha de estar participando de um concurso que falava sobre a farinha. Seria muito importante que as meninas se emponderassem da sua cultura, do que realmente são, de representar a nossa cidade e as mulheres, nossas mulheres produtoras. Não há vergonha alguma em estar representando o seu povo, a sua cultura”, destaca.
Dandara levou o título de musa da farinha, em 2017. Segundo ela, foi muito gratificando receber o título no qual está o reconhecimento da cultura da cidade.
“Para mim foi muito gratificante representar a cidade, representar as pessoas e principalmente as mulheres, as produtoras rurais. A farinha tem a sua importância na nossa região, pois é visto como parte da cultura e também da economia, pois a maior parte da nossa economia está voltada para a farinha. Foi muito gratificante é importante pra mim”, destaca Dandara.
Dandara considera de extrema importância a participação e interesse das jovens do Juruá e participar de um festival que é tão rico culturalmente para a região.
“Eu gostaria muito que as meninas nos interior participassem das seletivas, se elas se emponderassem, pois elas trabalham nisso, que soubessem que o que elas fazem é importante. É se auto reconhecer e reconhecer a cultura da região como importante”, finaliza.
Por Taís Nascimento, do Juruá Em Tempo.

