O Prefeito Ilderlei Cordeiro anunciou na manhã desta sexta-feira (24), na Comunidade Macaxeiral, localizada na zona rural de Cruzeiro do Sul, a realização da 3ª Edição do Festival da Farinha, que acontece de 27 a 29 de setembro. A abertura do evento fica a cargo da atração nacional ‘Banda Calcinha Preta’. O anuncio foi feito em um local estratégico, uma casa de farinha, e contou ainda com a presença do Vice-Prefeito Zequinha Lima, o Gerente do SEBRAE de Cruzeiro do Sul Manoel Orleilson, Secretários Municipais, Representantes de Instituições, além de representantes locais.
Para a realização do evento, a Prefeitura conta com a parceria fundamental de outros parceiros como o Sebrae. O gerente local Manoel Orleilson ressaltou que a festa movimenta além da cultura, também a economia local. “Vamos oferecer todo processo de capacitação empresarial dos expositores, e junto com a prefeitura daremos apoio a infraestrutura logística de organização do festival. O festival tem além do objetivo cultural, também fundamentalmente o objetivo de fomento e fortalecimento dos pequenos negócios em Cruzeiro do Sul e região”, destacou.
O Secretário Municipal de Agricultura, Genilson Maia, explicou que a expectativa é mobilizar pelo menos 150 produtores no evento. Todos receberão capacitações nas áreas de boas práticas, gerenciamento e venda do produto, e atendimento. “Vamos fazer tudo que foi feito no ano passado e acrescentar outras melhorias no festival deste ano. Vamos levar os produtores para fazer a comercialização de seu produto e fazer uma bela festa”, falou o secretário.
O evento contará também com apresentação de bandas locais, grupos de dança, escolha do rei e da rainha da farinha, que terá inscrições de 03 a 14 de setembro, além de venda de comidas típicas, derivados e subderivados da mandioca, exposição de plantas e artesanatos, e a produção de farinha, mostrando todo processo, em uma casa montada no local da festa.
“Serão três dias de muita festa, muitos negócios, de produção e de economia, de muita arte e muita cultura. A Prefeitura e todas as secretarias estão empenhadas, junto com os parceiros, para oferecer um ótimo festival”, enfatizou Maciel.
O Prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, abordou que essa foi uma de suas preocupações quando assumiu a gestão, de fazer o resgate cultural, sendo que o 1º festival teria acontecido há mais de 20 anos. No seu primeiro ano de gestão o festival voltou a acontecer e em 2018 será o 2º ano consecutivo da festa que movimenta o município na parte da cultura, turismo e economia.
“Agradecer todos os parceiros, em especial o Sebrae, a Caixa Econômica, Banco do Brasil e a Sudam, e a nossa equipe que não tem medido esforços. Esse não foi um ano fácil para fazer a preparação desse festival, mas demos o nosso melhor e estamos trazendo essa atração nacional, oferecendo assim um momento de alegria para nossos irmãos cruzeirenses, do Juruá e de todo Acre. Quando trazemos atrações como essa, com certeza pessoas de outros municípios também vem participar. Isso é compromisso, em trazer desenvolvimento, oferecer essa relação cultural e comercial na nossa cidade, e é ainda investimento no turismo”, finalizou o prefeito.

