Ícone do site O Juruá Em Tempo

Sede regional  da Vigilância em Saúde reduzirá 75% dos custos com exames laboratoriais e serviços médicos no Vale do Juruá

O Governo do Acre regionalizou o trabalho de análises laboratoriais e de vigilância em saúde no Vale do Juruá e prevê que até o próximo dia 15 de agosto entregue ao público o Núcleo de Vigilância em Saúde da Regional Juruá, unidade localizada em Cruzeiro do Sul cujo objetivo é reunir, em uma só sede,  os serviços de Laboratório de Saúde Públicas e de Vigilância da Saúde do Trabalhador, Vigilância, Sanitária, Epidemiológica e de  Endemias.

“Os sete municípios do Vale do Juruá serão atendidos nessa Sede da Vigilância em Saúde”, disse Moisés Viana, diretor da Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre).

A descentralização dessas ações permite melhorar o serviço e as ações da Vigilância em Saúde no Vale do Juruá, reduzindo em 75% das despesas com a manutenção das atividades com inspeções sanitárias, cursos, capacitações, assessoramento, entre outras, realizadas nos municípios do Juruá.

Com o Laboratório de Saúde Pública, exames que tinham de passar pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Rio Branco, a partir deste mês de agosto  serão feitos em Cruzeiro do Sul. Equipamentos modernos oferecerão resposta muito mais rápida à demanda do Vale do Juruá.

Os serviços de Vigilância em Saúde são um  conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde.  Uma importante ação do Núcleo de Vigilância em Saúde da Regional Juruá é a Vigilância da Saúde do Trabalhador, cuja caraterística, segundo preconiza a Sesacre,  será a “atuação contínua e sistemática para detectar, conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes e condicionantes dos agravos à saúde relacionados aos processos e ambientes de trabalho, em seus aspectos tecnológico, social, organizacional e epidemiológico, com a finalidade de planejar, executar e avaliar intervenções sobre esses aspectos, de forma a eliminá-los e controla-los”.

Além dos serviços laboratoriais e de vigilância em saúde, a unidade disponibiliza também  Sistemas de Informação em Saúde. Para isso, segundo a Sesacre, é possível utilizar as bases de dados nacionais para instrumentalizar a tomada de decisões e de produção científica. Possibilita com  mais facilidade as tarefas de  assessorar, avaliar e apoiar continuamente as ações dos serviços de vigilância nos municípios daquela regional, fortalecendo as atividades que são de das prefeituras.

Sair da versão mobile