Ícone do site O Juruá Em Tempo

Delta mente. E Contilnet também

Em matéria não assinada, exceto pela própria Contilnet e Instituto Delta Pesquisas, o texto publicado nesta segunda-feira (10) tece uma série de comentários a meu respeito, sobre matéria publicada e assinada por mim em que afirmo a ‘tradição’ do Instituto Delta em publicar resultados de pesquisas com números que não condizem com a realidade.

A matéria elege minha pessoa como alvo, para afirmar ‘falta de investigação jornalística’ ao denunciar os resultados falaciosos de pesquisas nos anos de 2014 e 2016. No primeiro deles, a Delta publicou pesquisa em que Márcio Bittar sairia vencedor das eleições contra Tião Viana, enquanto a segunda, vaticinava um segundo turno entre Eliane Sinasique e Marcos Alexandre. A história prova que os dados estavam errados.

A matéria afirma que os dados que publiquei a fim de provar que a Delta mente, são falsos.

Não é preciso grande ‘faro jornalístico’ ou ‘investigação’ para provar que a matéria da Contilnet é que está propositalmente MENTINDO.

A fim de confundir o leitor, a matéria postou links em que os números diferem dos que apresentei. O que o autor fantasma do texto não menciona, é que as datas diferem.

Sobre a pesquisa de 2014, a Contilnet/Delta postou o link de uma pesquisa com data do dia 13 de outubro, em que aparece o empate técnico entre Tião Viana e Márcio Bittar. A pesquisa que eu publiquei é a do dia 23/24 de outubro, em que Bittar aparece vencedor, há apenas DOIS dias da eleição.

No que refere a pesquisa sobre a disputa municipal de 2016, a Contilnet/Delta trouxe um link do dia 30 de agosto, enquanto a que publiquei é a do dia 21 de setembro.

A simples análise dos dados confirmam a tese de que a Delta apresentou números fora da realidade, e que a distorção ocorre de modo mais evidente quanto mais PRÓXIMO das eleições.

A conclusão simples é de que Contilnet e Delta estão mentindo NOVAMENTE sobre os números de pesquisa.

O carimbo de ‘Fake News’ utilizado para ilustrar a matéria, na verdade, a classifica.

Sobre as demais acusações sobre minha pessoa, nem sequer vale a pena tecer longos comentários, a matéria se propõe a esclarecer “por que site do interior do Acre mente sobre pesquisas eleitorais feitas pela Delta” quando em verdade até as pedras do cais sabem porque eles próprios o fazem: ambos, Contilnet e Delta, são desde há muito tempo, meros aparelhos de Márcio Bittar, aquele político que visita o Acre de tempo em tempos.

Procuro embasar minhas matérias, especialmente aquelas de conteúdo opinativo, em fatos concretos. É exatamente o que são as pesquisas manipuladas de véspera de eleição da Delta, bem como a matéria que divulga datas de pesquisas anteriores para mascarar as pesquisas manipuladas. São fatos concretos da realidade, não opinião.

Do mesmo modo, não é opinião que o IBOPE, instituto nacionalmente reconhecido, publicou pesquisa em que Marcos Alexandre Gladson Cameli aparecem com empate técnico, contradizendo as fantasias da Delta.

Publicarei aqui, os links das matérias que tratam das pesquisas mencionadas, a fim de que não reste dúvida sobre o conteúdo de minha matéria que afirma a manipulação de dados em véspera de eleição.

Marcus Alexandre X Sinasique

Tião Viana X Marcio Bittar

1-Link postado pela Contil/Delta com pesquisa datada em 13 de outubro: https://www.oaltoacre.com/primeira-pesquisa-contilnetdelta-para-governador-mostra-empate-entre-tiao-viana-e-marcio-bittar/

Sair da versão mobile