A mesma Delta Pesquisas que apresentou ontem um resultado em que Gladson Cameli (PP) aparece com ampla vantagem sobre Marcus Alexandre (PT) já acumula uma ‘tradição’ em pesquisas cujos resultados foram desmentidos nas urnas.
Em 2014, A mesma Delta previu uma vitória no primeiro turno para Márcio Bittar, que seria o governador do estado caso o resultado fosse confirmado. Na realidade, como se sabe, Tião Viana venceu Bittar no segundo turno naquele ano.
Nas eleições municipais de 2016, a Delta novamente ‘errou’, prevendo um segundo turno entre Marcus Alexandre e Eliane Sinasique. Na realidade, Marcus ganhou já no primeiro turno.
A má fama do instituto de pesquisas já foi alvo de declarações de Major Rocha, que afirmou que os resultados desta empresa não eram confiáveis. Hoje, Major Rocha, vice na chapa de Gladson comemora os resultados, mesmo que talvez, ‘lá no fundo’, saiba que o que a Delta ‘fala’, não se escreve na história.
No momento, os resultados mais realistas parecem ser os apresentados pelo IBOPE, que apresentam um empate técnico entre os dois candidatos, em 37 e 36% respectivamente.
Por Leandro Altheman – O Juruá em Tempo

