Ícone do site O Juruá Em Tempo

Em nota, Centro Huwã Karu Yuxibu diz que ato de Bolsonaro usou de desonestidade e mentira para levar indígenas a trio-elétrico no sábado

O Centro Huwã Karu Yuxibu emitiu nesta segunda-feira, 03, uma nota de esclarecimento em que revela fatos que culminaram com a presença de indígenas no ato em apoio ao presidenciável Jair Bolsonaro, que esteve em campanha no Acre no sábado, 01. De acordo com o documento, os indígenas teriam sido convidados para um evento, mas não teria sido “esclarecido com antecedência do que realmente se tratava”. A nota diz ainda que a organização do ato envolveu os indígenas de forma desonesta, mentirosa e sem reponsabilidade.

Leia, abaixo, a íntegra da nota:

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Centro Huwã Karu Yuxibu vem ao público emitir uma nota de esclarecimento sobre a presença de representantes do nosso centro, no último sábado (01/09/2018), em um trio-elétrico, na Gameleira, durante ato político partidário, contrário a tudo aquilo que lutamos e acreditamos desde o início de nossa organização. Tal grupo político não dialoga com a defesa dos direitos indígenas, a preservação do meio ambiente e muito menos com a união dos povos indígenas, pois envolveu estes, de forma desonesta, mentirosa e sem reponsabilidade em sua passagem pelo Estado do Acre, sem que fosse esclarecido com antecedência do que realmente se tratava.

O primeiro contato foi realizado, na última quarta-feira (29/08/2018), por um par da etnia Huni Kuî, porém não integrante do Centro Huwã Karu Yuxibu, convidando-os a participarem de uma apresentação cultural no centro da cidade, não entrando em detalhes de qual o teor do evento. Já é costumeiro, o Centro Huwã Karu Yuxibu, por ser um centro cultural, participar de atividades culturais, bem como também, as promove. Quando um outro Huni Kuî, realizou o convite, se confiou que seria um evento para fortalecimento da identidade cultural indígena, REAFIRMAMOS, que em nenhum momento fora citado ou mencionado, que se tratava de um evento político partidário e contrário aos ideais do Centro Huwã Karu Yuxibu. É importante analisar criticamente o uso da imagem dos indígenas em cima do palanque. Este, o qual não devemos citar o nome, necessitava validar seu discurso de ódio, venda e exploração das terras indígenas, assim como das reservas ambientais, para os que estavam ali presentes, que seguem a onda, sem saber que no futuro estes serão na realidade suas vítimas.

Lembramos que o Centro Huwã Karu Yuxibu vem atuando desde 2015, com indígenas fora de suas terras, objetivando fortalecer a identidade cultural destes, bem como a revitalização de práticas tradicionais esquecidas. Nossa atuação sempre foi em prol dos direitos indígenas, fortalecimento cultural, preservação do meio ambiente e autonomia política, jamais fora desta configuração, atuaremos ao lado dos que são contrários as nossas causas. Seguiremos lutando com parentes indígenas que também defendem os nossos direitos e as nossas terras, consolidando e somando a união dos povos indígenas.

Mapu Huni Kuî
Cacique e Articulador Político do Centro Huwã Karu Yuxibu.
Sair da versão mobile