O deputado federal Leo de Brito anunciou nesta segunda-feira, 3, o empenho de R$ 500 mil, em emenda parlamentar destinada à realização do evento de Salvaguarda Capoeira em Ação. O evento é parte do Plano de Salvaguarda da Capoeira, e prevê a realização de oficinas de formação, campeonato de ladainhas, batizados e aulão de capoeira.
“Os capoeristas me procuraram logo no inicio do mandato para apresentarem suas demandas, fizeram projeto e me apresentaram. Por entender a importância da atividade como alternativa para que a juventude diga não à criminalidade, atendi o pedido e destinei mais de R$ 1 milhão à categoria. Hoje tivemos uma das emendas empenhadas e isso representa um grande avanço”, explicou o parlamentar.
A outra parte da emenda será utilizada para apoiar outras atividades e garantir infraestrutura, aos grupos que praticam Capoeira no Acre, bem como compra de camisas, calças e cordas.
Para Wanderley Nogueira, conhecido entre os capoeristas como Mestre Miau, aposta do deputado na prática da capoeira foi fundamental para a população. “Nunca se investiu tanto no movimento de Capoeira, como o deputado Leo de Brito fez. O Leo acreditou na gente, na nossa organização, no esporte como alternativa para os jovens e no que a capoeira representa como ferramente de transformação social”, complementou Miau.

