O candidato Marcus Alexandre, que tem participado de todos os debates e entrevistas, apresentou suas propostas de governo nesta quinta-feira, 20, em uma transmissão ao vivo da TV e Rádio Juruá, em Cruzeiro do Sul.
Em uma conversa mediada pelo jornalista Genival Moura, Marcus detalhou as principais áreas do Plano de Governo União e Inovação, que entregou pessoalmente noTribunal Regional Eleitoral (TRE), durante o registro de sua candidatura.

Questionado sobre as ações na área de segurança pública, o candidato salientou as políticas registradas no documento.
“O Acre tem dois mil quilômetros de fronteira e, infelizmente, estamos na rota do tráfico. Não produzimos armas e nem drogas, mas sofremos muito com a criminalidade. A nossa polícia tem feito o enfrentamento, mas nós vamos ter que reforçar ainda mais o efetivo, o que está no nosso plano. Também vamos chamar os concursados aprovados. Outra proposta nossa é criar um Comando Estadual de Fronteira, bem como reativar postos policiais comunitários”, salientou.
Agregando a experiência de seis anos de gestão a frente da Prefeitura de Rio Branco, o candidato da Frente Popular do Acre (FPA) liderou as obras da BR-364, que interliga o estado. Durante a entrevista, Marcus destacou a necessidade de uma gestão compromissada com a manutenção de obras estruturais para o Acre.
Educação
Em sua gestão, Marcus assegurou investimentos em educação. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Acre está entre os dez estados mais bem avaliados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Rio Branco é terceira capital do país com a melhor nota.
“A educação é o maior compromisso de um governante, porque é ela que transforma a sociedade. Eu fui aluno de escola pública a vida inteira e sou a prova de que educação gera oportunidades. Quando a Frente Popular assumiu o governo, nós estávamos na última colocação nos índices de Educação. Hoje ocupamos a quinta posição, do sexto ao nono ano, e a quinta posição, do melhor ensino ofertado no Ensino Médio” ressaltou.
Como governador, Marcus pretende ampliar o número de escolas de tempo integral e a rede de colégios militares, concluir o investimento de climatização das escolas, contratar professores e garantir o Programa de Formação Continuada e bem como a valorização dos profissionais.
A parceria com os municípios está entre as medidas previstas pelo candidato. “Nós temos o desafio de efetivar a alfabetização na idade certa. Portanto, vamos ajudar as prefeituras que ainda não conseguiram avançar nas suas metas”, assegurou.
Produção
Compreendendo a importância de se garantir o escoamento da produção rural, Marcus Alexandre, que já foi gestor do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (Deracre), pretende dar mais autonomia ao órgão, concretizando a pavimentação e manutenção dos ramais no Acre.
“No nosso Plano consta e implantação do Programa Estadual de Manutenção dos Ramais, com fortalecimento do Deracre e contratação de uma equipe capacitada”, garantiu Marcus.
Propostas para o Juruá
Com experiência e trabalho sério, Marcus Alexandre se apresenta como o candidato mais preparado para liderar o governo do Acre, a partir de 2019.
O Plano de Governo União e Inovação da FPA, para a região do Vale Juruá, agrega outras políticas públicas como a implantação da OCA de Cruzeiro do Sul (Central de Atendimento ao Cidadão), conclusão da obra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e modernização do Hospital Regional do Juruá́, bem como a execução da primeira etapa das obras de duplicação e urbanização da estrada de acesso ao aeroporto de Cruzeiro do Sul, AC-405, incluindo ciclovias, calçadas e mobilidade em geral.
A reativação do transporte fluvial, desobstrução de rios e implantação de terminais de cargas, passageiros e embarcadouros, aos longos dos mananciais Tarauacá, Juruá e Envira, entre outras propostas também constam no documento.