23.5 C
Juruá
sábado, abril 20, 2024

Número de homicídios cai 60% no Acre em setembro, aponta levantamento da Sesp

Por

- Publicidade -

Com mais de 70 dias de operações policiais ininterruptas em todo o estado, o número de homicídios segue com tendência de queda, conforme informações do setor de Análise Criminal da Secretaria de Segurança Pública (Sesp).

Dados divulgados nesta segunda feira, 17, apontam que houve redução de 47% no índice de homicídios na capital. A análise é referente aos primeiros 17 dias de setembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados da estatística criminal afirmam ainda que em todas as 22 cidades acreanas o decréscimo chega a 60%.

Ao analisar os oito primeiros meses de 2018, em comparação ao mesmo período de 2017, são quase 50 casos a menos, resultando em uma redução de quase 14%.

Para o secretário de Estado de Segurança Pública, Vanderlei Thomas, os dados apontam que o trabalho feito pelas forças policiais tem dado certo.

“Essa redução é significativa. Ela representa o trabalho integrado e o esforço continuado das nossas polícias, Polícia Militar, Civil e Iapen, todos colaborando para que os nossos índices caiam cada vez mais. São ações diárias de reforço, com um número aproximado de 100 policiais à mais no dia a dia”, destaca Thomas.

Reforço no policiamento ostensivo

As operações policiais seguem sem data para terminar com ações integradas diariamente. A Polícia Civil e o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) continuam com a Operação Visibilidade todas as tardes e noites nas ruas da capital, sob coordenação da Sesp.

Já a Polícia Militar segue com a Operação Ronda nos Bairros, realizada principalmente nas regiões com maior incidência de crimes apontada pela Análise Criminal. As ações da PM ganharam nesta segunda, 17, mais um reforço com o anúncio do Grupamento de Rondas Ostensivas Motorizadas (Rotam) da Polícia Militar, realizado no 3º Batalhão.

O grupamento é composto por 38 policiais militares recém-formados na Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) da Força Nacional e terá base na unidade do bairro Sobral, intensificando as ações de enfrentamento à criminalidade na região, estendendo suas atividades também para outros bairros de Rio Branco.

Na ocasião, o comandante-geral da PM, coronel Marcos Kinpara, completou: “São profissionais capacitados, treinados com novas táticas que vão ajudar a Companhia de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas [RAIO] a ter maior atuação em todos locais da cidade no combate ao crime”.

Assessoria Sesp

- Publicidade -
Copiar