O Juruá Em Tempo

Politicalha na caserna: Major Rocha loteia governo a militares, trai aliados com reunião fake e usa máquina da associação para cometer crime eleitoral

A cúpula da Associação dos MIitares do Acre está sendo acusada de formar ´panelinha´em favor do candidato a govenador pelo PP, Gladson Cameli, através do deputado federal Major Rocha, que teria cooptado liderança prometendo cargos no alto escalão de um eventual governo de oposição a Frente Popular do Acre. Os ânimos estão acirrados na caserna e os próprios militares descontentes, a maioria oficiais de média patente, estão tratando de queimar o filme de Major Rocha compartilhando, por exemplo, imagens da fracassada reunião realizado nesta quinta-feira, 13, entre o deputado federal, que é candidato a vice na chapa de Gladson Cameli, e os tais “operadores da segurança pública” do Acre.

As imagens largamente divulgadas pelos oficiais mostram uma reunião com poucos interessados, a maioria, segundo as palavras da famosa Tenente Candeias, “puxa-sacos” de Gladson Cameli. Muita gente, inclusive, foi barrada na reunião simplesmente porque não faz parte da panela do Major Rocha.

Nesse contexto, as imagens mostram um Major Rocha sorridente, abraçado aos seus pares diante de um auditório de cadeiras vazias, o que pode ser traduzido por total falta de apoio na caserna: a Polícia Militar possui cerca de 2,2 mil homens e mulheres mas Rocha não consegue reunir nem 5% disso.

Os militares revoltados questionaram o porquê dessa atitude e a resposta que obtiveram é que o encontro estaria voltado para “o pessoal do Gladson”, resposta que aumentou ainda mais a ira dos renegados. “Ou seja: a Associação dos Militares fez o convite, divulgou para um candidato único e agora sabemos o porquê”, observou um oficial.

Postagens, áudios e imagens vazadas nas redes sociais mostram Rocha como um produtor de “laranjas”, como uma certa Vanessa, cujo cartão bancário, segundo as notas compartilhadas, “ficam na mão dele”. Há muito mais podres vindo à tona: um carro comprado com o dinheiro dos militares estaria sendo usado para fazer campanha para Gladson Cameli mas há temor em fazer as denúncias porque alguns dizem que não confiam na Justiça Eleitoral.

O uso do carro sem a identificação da associação já foi debatido com a cúpula alegando que o carro viaja descaracterizado para não chamar a atenção das facções criminosas. “Engraçado que antes nunca nehuma facção foi de encontro a qualquer viatura militar ou carros de outras associações. Só na AME Acre. Depois que eles assumiram é que não pode adesivar…”, diz um interlocutor. “Isso é crime eleitoral”, afirma outro militar. “O afastamento é rápido”, completa ele.

Os militares denunciam o loteamento que Rocha está promovendo no sonhado governo de Gladson Cameli. O oficial Joelson, da cúpula da AME, estaria pronto para ser o secretário de Segurança. A Tenente Candeias, que é candidata a deputada estadual, esbraveja para que os militares não se iludam porque o secretariado de Gladson será contra os anseios dos militares. Luiz Malheiros, conselheiro do Tribnunal de Contas do Estado, por exemplo, é apontado como o futuro secretário de Planejamento –mas ele seria muito avesso às aspirações militares. “Esses civil (sic) não gosta de policia”, diz Candeias.

 

 

 

Sair da versão mobile