Início / Versão completa
CONFIRA AQUI

Senador Jorge Viana critica venda da Eletroacre por R$ 50 mil e diz que vai acionar Ministério Público

Por Redação Juruá em Tempo. 05/09/2018 07:35
Publicidade

Na semana de esforço concentrado no Senado Federal, Jorge Viana subiu à tribuna nesta terça-feira (04) para criticar a venda da Eletroacre feita pelo governo Temer na semana passada pelo valor de R$ 50 mil. “Foi um leilão feito às escondidas, sem debate, sem respeito com os funcionários, sem respeito com o consumidor”, criticou o parlamentar em seu discurso.

Publicidade

Jorge Viana destacou que a própria Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já afirmou que a venda implicará em um aumento na tarifa para o consumidor, podendo chegar a 10%. Além disso, para o parlamentar, a privatização implicará no fim de programas essenciais para quem vive na Amazônia, como o Luz para Todos, que levou sistema de energia para diversas regiões isoladas do país.

“Eles desmontam a empresa, como estão fazendo com a Petrobrás, e tentam ganhar a opinião pública com fakenews, afirmando que elas estão dando prejuízo. O setor elétrico tem sim um problema de gestão. Mas o MDB administra há dez anos esse setor e agora, ao invés de tentar melhorar, resolve vender a companhia a preço de banana. E as autoridades do Acre, apoiadores do governo Temer, se calam. É um escândalo”, afirmou.

Para o senador acreano, um governo que está a três meses de sair não poderia colocar o patrimônio brasileiro à venda sem nenhum tipo de discussão ou debate. Ele fez a defesa dos milhares de servidores que hoje são do quadro da empresa e disse que vai acionar o Ministério Público para apurar possíveis irregularidades no processo.

Publicidade

“Esse governo não tem nenhuma condição moral de vender o patrimônio público no apagar das luzes. A conta vai sobrar para o povo. Isso sem falar no prejuízo enorme para os servidores que trabalharam uma vida inteira pela companhia e agora vivem na incerteza. Vou apresentar requerimento ao Ministério Público Federal para que se apure quem está por trás dessa venda. Porque o que eu vejo falar nos corredores é que tem grupos políticos criando esquemas de mesadas para os próximos dez, vinte anos. Tudo isso em cima de uma falsa moralização dos serviços públicos”, disse Jorge Viana.

O parlamentar afirmou ainda que, se preciso, irá propor a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado Federal para apurar as denúncias.

“Quero falar de esperança e fé, quero falar de dias melhores. Mas não posso deixar de ser a voz dos agricultores, dos fazendeiros, dos índios, dos moradores da periferia, dos comerciantes, dos empresários e dos industriais, dos diferentes setores da nossa economia. Se nós deixarmos esse processo se materializar, vamos ter o absurdo do aumento da conta de luz que já é a mais cara do país. O Acre não pode ter a passagem aérea, o gás de cozinha, a conta de luz mais cara do Brasil. Isso é inaceitável”.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.