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domingo, maio 12, 2024

Tião Viana agradece professores da rede pública do ensino por resultado do Acre no Ideb

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O auditório da Secretaria de Educação (SEE) ficou lotado de professores da rede pública de ensino que ouviram, na tarde desta quarta-feira, 5, uma palavra de agradecimento do governador Tião Viana pelo ótimo resultado do Acre no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Todos os municípios do Acre alcançaram a meta do Ideb projetada para o ensino fundamental, de acordo com o resultado divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). O fato colocou o estado como o melhor avaliado na Região Norte, estando em primeiro lugar entre alunos do 1º ao 5º ano, segundo lugar do Norte no 6º ao 9º e nono lugar, a nível nacional, entre os que mais avançam no ensino médio.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o Acre saiu de uma nota de 3,8 no Ideb em 2007, para 6,1 em 2017, destacando uma grande melhoria em seu sistema educacional nos últimos 10 anos.

“Nós saímos do último lugar da educação há vinte anos e hoje estamos aqui como o segundo melhor desempenho do Norte e Nordeste do Brasil. Temos escolas simples já alcançando notas além disso. É uma luta dos professores, de todos os trabalhadores da educação, onde meu papel é dizer muito obrigado porque o futuro agradece essa oportunidade que estamos dando para as próximas gerações”, ressalta o governador Tião Viana.

Orgulho

Ainda no Ideb, Acre ultrapassou a meta exigida para as turmas até o 5º ano a nível regional, alcançando a média de 6.1, mesma média marcada a nível estadual com alunos da mesma série. Neste mesmo critério, o Acre vem alcançando a média estabelecida pelo Ideb nos últimos seis balanços, desde 2007.

Conforme o secretário da Educação no Acre, Marco Brandão, na Região Norte, com alunos do 1º ao 5º ano, o Acre está em primeiro lugar e no cenário geral o estado se destaca entre as os 10 melhores avaliados com relação aos avanços.

“Estamos comemorando hoje com a equipe interna da nossa secretaria esse resultado que demonstra que estamos no caminho certo ao fazer aquilo que foi previsto desde o nosso plano inicial que é tratar a valorização dos professores, criar infaraestruturas, acompanhamentos, diretrizes curriculares, todos os processos internos. Esse resultado que está aqui mostra que nosso resultado está sendo efetivo, de qualidade e que as crianças e jovens estão de fato aprendendo no Acre”, conta Marco Brandão.

Confira a mensagem do governador sobre a educação:

Hoje é um dia que nós do governo estamos aplaudindo vocês, pelas conquistas aqui apresentadas, em nome do mais humilde servidor da Secretaria de Educação, até o secretário de Estado. Vocês geraram um resultado que orgulha o Acre e o Brasil como os números mostram. Então, muito obrigado desde o mais simples servidor, ao Marcos Brandão, ao Xaxá, a Rúbia e ao Rui que se dedicam a linha de frente desse trabalho.

E o que eles estavam dizendo aqui ao meu pé do ouvido é da sensação de missão cumprida. Como é bom a gente estar fazendo uma transição de governo e ter a sensação de paz e consciência. Como é bom eu poder olhar para o Acre, a Amazônia que vocês nos colocaram em primeiro lugar, o segundo lugar no Norte e Nordeste e olha que quando você olha a matemática, ninguém no Brasil chega aos pés do Ceará, mas o Acre já é o segundo e está na frente do Ceará quando a avaliação é geral. Só Pernambuco está à frente no Ensino Fundamental e vocês geraram isso. O Acre tem 116 anos de história oficial, desde que nós assumimos a condição de Brasil. O Pará tem mais de 400 anos, o Amazonas mais de 300 e nós estamos aqui, à frente desses estados e mostrando para o Brasil que fomos capazes.

Somos um estado pequeno, um estado pobre, mas colocamos um valor chamado educação na frente. Isso tudo é fruto da educação, de um modelo de educação.

Vocês preparam as crianças e os jovens para o futuro. Alguns estão em funções burocráticas, outros em funções de fiscalização, cada um no seu perfil nos permitiram gerar isso. Sendo que queiram imaginar o que é olhar para o Centro de Idiomas e ver que 52 mil já passaram ali. Aí eu olho para o Instituto de Matemática e 27 mil alunos já passaram por lá. Nós estamos falando de 79 mil jovens que já acessaram essa área inovadora. Aí nós vamos para a escola de tempo integral que vocês geraram recentemente com sete mil vagas. E eu estava em Tarauacá e vocês não queiram saber qual é a emoção que foi ouvir um menino de 16 anos falando do significado da escola de tempo integral na vida dele. Como aquilo mudou a vida dele.

Tem uma moça que cuida da minha mãe, que tem 92 anos, e o filho dela é de uma escola de tempo integral. E ele diz, toda vez que eu encontro ele lá: “Tião, a escola mudou a minha vida e a minha maneira de pensar as coisas”. E eu ouço pais e mães darem esse testemunho porque vocês conseguiram isso.

E, às vezes, a gente deixa que a notícia negativa, que o discurso fácil da televisão de as vezes ver só defeitos no outro, a maneira depressiva e com inverdades sobre os outros, se transformem no carro chefe dos nossos pensamentos diários. E aí não aproveitamos os pensamentos bons e as conquistas que ainda teremos pela frente. Então, eu acho que a educação é capaz de mudar o mundo. Se eu pudesse dar uma recomendação, como professor que eu sou do curso de Medicina da Ufac, eu diria: tiremos as crianças da frente da televisão.

Coloquemos as crianças para brincar, estudar, cantar, fazer teatro, que elas terão uma formação muito linda. A televisão está levando para um caminho de perda de valores. Perda de sentimentos leves. Perda de amor à vida. Quando uma criança está aprendendo a mecânica das suas mãos e dos seus dedos, ela está criando coisas fantásticas e fascinantes. Quando ela está parada em frente a uma televisão, o raciocínio dela está no caminho da robotização.

Eu acabei recentemente de ler a história de Leonardo Da Vinci, o maior gênio de todos os tempos. Com todos os seus problemas, era pintor, escritor, estudava anatomia, botânica, isso tudo em 1480. As Leis de Newton, as Leis de Galileu, ele anteviu mais de 200 anos antes. E talvez o segredo da vida dele é que ele não foi robotizado. Porque hoje na nossa educação ocidental, nós pegamos as crianças e até os dez anos colocamos elas num cubo e depois elas não tem mais imaginação livre. Dizemos: não faça isso, não faça aquilo, e elas perdem a liberdade pra pensar e pra criar.

Nós temos que pensar a vida nessa dinâmica e vocês fazem isso em sala de aula. Quando os professores ensinam um mundo diferente do que está programado. O meu filho tem 15 anos e, às vezes, ele desliga o celular. A minha mulher reclama muito, mas eu acho bom, porque quando ele não está condicionado só às redes sociais, só nos grupos de WhatsApp, no Twitter ou no Instagram ou Facebook, ele na verdade está pensando diferente. Se não, nós vamos robotizar as pessoas. Talvez as redes sociais venham tirando a criatividade, o amor ao próximo, uma capacidade de pensar, de ouvir e olhar, de entender o outro. É a educação que pode mudar isso na gente.

Essa nota do Ideb traduz o que essa equipe foi capaz de transformar o ensino em aprendizado. Olha o que ocorreu, a Coréia do Sul conseguiu as melhores notas do mundo, mas Singapura disse que queria mais que bons alunos, queria felicidade. Por isso não basta investir para o aluno ter mais nota, mas ele tem que ser feliz. E como vamos fazer as crianças mais felizes? Nós não estamos perdendo a guerra contra as drogas no mundo? Estamos. E talvez porque também não estejamos preparando as crianças nas escolas para os melhores sentimentos. Talvez porque na igreja não estejam debatendo mais esses temas. Talvez, a imprensa não esteja mais debatendo esses temas. Talvez porque pais e mães não estejam debatendo mais esses temas. Para nossos filhos não caírem nas armadilhas do traficante. Para nós dizermos a eles que sejam livres e felizes, construam um mundo melhor e não reféns daqueles que cometem crimes, porque se não tem amor no coração, vai viver uma aventura a mais e depois não volta.

Então eu estou aqui pra dizer que vocês estão construindo um Acre diferente. Quando eu estudei no Menino Jesus, no Colégio Acreano e no Cerb, só tinha o quadro negro e o giz. Não tinha biblioteca, não tinha datashow, não tinha apresentações, grupos de quase nada. Era só um quadro negro e um giz para os professores. E eu sonhei em ser médico e segui minha carreira, consegui de tudo e só tinha quadro negro e giz. Hoje você tem uma escola que dá o PowerPoint, o computador, a biblioteca, o ensino especial, o curso de idiomas e as pessoas ainda acham que é difícil alcançar seus sonhos. Até ar condicionado vocês estão dando para as crianças estudarem. No tempo da gente não tinha nada disso. Então, nós temos que reclamar menos e conquistar mais, fazer mais. Essa equipe me ajudou a construir o plano de cargos, carreiras e salários que nos fez sair de uma despesa anual de R$ 700 milhões por ano e chegar a R$ 1,1 bilhão por ano. É um esforço do tamanho do mundo pagar a conta desse desafio chamado educação.

Então já tinha uma história que começou lá em 1999, na primeira gestão que nos permitiu chegar hoje a essas notas. Vocês fizeram isso. Eu recebi um grupo do Departamento de Educação dos Estados Unidos, essa semana. Eles estão trazendo um outro nivelamento e dando oportunidade para jovens estudarem nos Estados Unidos. Nós trouxemos o mestrado e o PhD da Universidade do Colorado aqui pro Acre, com a Ufac. Nós estamos dizendo que uma universidade americana, que teve cinco vencedores do prêmio Nobel, tá aqui no Acre formando mestres e PhD’s. E os representantes falando da felicidade de ver o Centro de Idiomas. Aí eu trouxe como senador o mestrado e doutorado da Universidade de São Paulo, a Universidade Federal de Santa Catarina, da Universidade Federal do Pará, da Universidade Federal do Amazonas, da Faculdade de Medicina do ABC, da Universidade Federal da Bahia, tantos que fizeram mestrado e doutorado, porque conseguimos qualificar melhor mais de mil da área de saúde. Trouxemos o curso de Medicina para o Acre que já formou mais de 400 médicos, mais de 350 especialistas. Isso tá sendo construído todo dia por todos. Essa equipe me deu a maravilha de estar lá em Cruzeiro do Sul inaugurando o Napi, com mais de 1.400 crianças com necessidades sendo cuidadas por mais de 350 servidores. Quase três alunos para uma pessoa. Olha que coisa fantástica vocês estão fazendo e a felicidade das mães e dos pais. Nós talvez tenhamos o melhor governo para pessoas com necessidades especiais. Aqui temos espaços para alunos superdotados. Vão ver nas escolas públicas do Brasil quantas têm sala do poder público pra superdotados. As mães com filhos autistas sabem que eles são melhor acolhidos nas escolas públicas do Acre do que na escola particular e é um orgulho pros professores e servidores. Vocês gerando isso. Então, são coisas muito boas que estão acontecendo.

Pra gente, mais importante do que a nota é saber que tem crianças cantando, mais de 140 crianças na banda mirim da PM, que temos a Escola de Música que já formou centenas, é saber que somos capazes de fazer mais. Obrigado por dividirem isso, de cabeça erguida, cada um dando o melhor de si. Nós vamos construir o amanhã desse estado. Um país como esse não pode abaixar a cabeça porque é muito rico, tem um povo feliz.

Então, eu estou aqui pra dizer do meu coração que eu ganhei de vocês um prêmio desses que é o resultado do Ideb. Imagina daqui a 20 anos poder mostrar pros meus filhos, pros meus netos e dizer “olha o que a gente deixou naquele tempo do Acre e até aonde chegou”. Vocês são a luz do amanhã do Acre. Eu devo muito a vocês e vim aqui dizer obrigado, dar o parabéns e saibam que onde eu estiver, e que eu olhar um trabalhador da educação, vocês vão ter meu agradecimento.

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