Ícone do site O Juruá Em Tempo

Em CZS, Mulheres acima dos 50 anos têm prioridade no atendimento

As equipes do Programa de Saúde da Família em Cruzeiro do Sul estão dando atendimento exclusivo para as mulheres durante a campanha de prevenção do câncer do colo do útero. A campanha Outubro Rosa teve início no dia 1º deste mês.

Em todas as unidades de saúde da cidade existe um grupo de servidores destinados a fazer exames de mama e orientar as mulheres acima de 50 anos sobre os cuidados que devem ter para evitar a doença.

Em 2017, durante a campanha do Ministério da Saúde, foram realizados 486 exames de mama em Cruzeiro do Sul. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é superar esses números na campanha deste ano. Para alcançar o objetivo, em todas as unidades de saúde os médicos e enfermeiros encaminham o pedido de exame para o laboratório da maternidade.

“A gente alerta a todas as mulheres para procurarem as unidades, porque é uma coisa fácil você conversar com a sua enfermeira e pedir a solicitação de mamografia e ir na maternidade marcar”, recomenda a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher do município, Renata Silva.

Com mais de uma semana de campanha, muitas mulheres já compareceram nas unidades de saúde para realizar o exame. A aposentada Raimunda Maia, de 68 anos, visitou a Unidade Básica de Saúde do Produtor, na manhã desta terça-feira (9), e conversou com o médico. Ela contou que vai fazer o exame de mamografia pela primeira vez para tirar dúvidas sobre sua saúde.

“Nunca tinha vindo, mas acho importante porque a gente fica sabendo se tem ou não a doença. Desta vez, vou fazer o exame”, disse Raimunda.

O médico Caio Lima atendeu a aposentada. Ele faz da parte da equipe do Posto de Saúde do Produtor, envolvida na campanha Outubro Rosa. Ele orienta as mulheres sobre os cuidados para evitar o câncer e para o diagnóstico precoce.

“Câncer de mama é um dos que mais mata as mulheres hoje em dia. Tem uma evolução rápida, é grave e devido a alta mortalidade, o Ministério da Saúde recomenda o exame de rotina que é feito através da mamografia. Isso é feito dos 50 até os 69 anos. Pessoas que têm um histórico de família com o câncer de mama precisa fazer o acompanhamento antes”, alertou Lima.

Sair da versão mobile