31.2 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Em entrevista: Governador Gladson Cameli (PP) se compromete com a democracia, a liberdade de expressão e de imprensa

Por

- Publicidade -

Em entrevista ao repórter e apresentador Paulo Amorim e a outros membros da imprensa de Cruzeiro do Sul, o governador eleito Gladson Cameli (PP) respondeu  às perguntas sobre secretariado, relação com a imprensa, modelo de gestão e prioridades de governo. 

“As urnas demonstraram que a população está atenta à classe política. Isso serve de exemplo de que devemos mudar e atender os anseios da população”, disse.

Gladson adotou um discurso conciliador, em que afirma o respeito democrático às diferenças de opinião, e em que se compromete com o conjunto da sociedade acreana.

“A campanha acabou. Vou olhar para as pessoas, para as famílias”. 

Sobre o próximo presidente, declarou; “espero que olhe para o estado com carinho, porque eu vou bater na porta dele pedido de apoio para o nosso estado.” 

Transição

Gladson disse que a transição de governo vem acontecendo de maneira tranquila. 

“Estive com atual governador. A transição tem sido tranquila. Precisamos saber os números reais do estado para saber o que vamos poder fazer em primeira mão a partir de janeiro.”

O governador eleito falou que a valorização do servidor público será um de seus objetivos de governo. “Devemos valorizar o servidor público porque atendem às pessoas no dia a dia hoje e seu dia. Cumprem papel fundamental para que a máquina do estado funcione. Vamos valorizar, respeitar e jamais perseguir. Nenhum secretário vai obrigar o servidor a ter opções políticas.”

Expectativas 

Gladson demostrou estar ciente das expectativas em relação ao seu governo. “ Cada governo é um novo governo. Tenho que dar uma resposta à altura para nossa sociedade pois e expectativa é grande. Estou determinado a fazer as reformas que nosso estado precisa”.

Levantamento

Gladson afirmou estar fazendo um levantamento para determinar as prioridades de ações para o início do governo. Uma delas, ao que sugere, serão as pistas de pouso dos municípios mais isolados, alguns sem asfalto e outros em más condições.    

Sem olhar para o retrovisor’

Talvez um dos pontos mais fortes da entrevista tenha sido a disposição demonstrada por Gladson de superar as divergências de campanha e polarizações para dar seguimento a um governo de perfil democrático. 

“ Não vou ficar olhando para retrovisor. A partir de janeiro vou atrás de resolver os problemas do estado, respeitando a liberdade de opinião e de imprensa, por que vocês cumprem um papel fundamental, para que façam as críticas construtivas, porque eu não posso saber de tudo, para que eu possa saber e cobrar do meu secretariado. A mesma caneta que contrata é a mesma caneta que demite.”

Critério de escolha 

Gladson afirmou que a escolha do secretariado deverão atender a critérios políticos e técnicos, buscando entre os quadros dos partidos que o apoiaram, quadros que tenham capacidade técnica para assumir as pastas. 

Duas pastas já foram definidas: na Casa Civil será Dr. Ribamar,  funcionário TCE, advogado. Na comunicação será a jornalista de Sena Madureira, Silvania Pinheiro. Gladson reiterou o respeito às liberdades de imprensa, de expressão e de opinião.

“Pedi à Silvânia que respeite a imprensa e a liberdade de expressão. Vamos respeitar a liberdade de imprensa. Nosso governo não vai pautar ninguém, quero fazer valer a democracia”, disse.

Por Leandro Altheman – O Juruá em Tempo

- Publicidade -
Copiar