Em visita a Cruzeiro do Sul na manhã desta sexta-feira, 5, o governador Tião Viana entregou as obras de reforma e ampliação da unidade prisional Manoel Neri.
Com um investimento de R$ 8,5 milhões, o governo construiu dois novos pavilhões que somam mais 400 vagas no sistema prisional, além de duas oficinas, uma escola, um alojamento para os agentes penitenciários e a cerca de contenção.

“Vão ficar sobrando vagas aqui nessa unidade. E isso significa que toda a região do Juruá vai ficar completamente resolvida no sistema prisional. É um esforço do nosso governo com a área educacional para quem tiver interesse e as oficinas para a ressocialização. Continuaremos combatendo a criminalidade e reduzindo os índices, mas fortalecemos o sistema para quem ainda for contra a lei”, conta o governador Tião Viana.
O investimento na unidade de Cruzeiro do Sul ainda contemplou um sistema de vigilância por videomonitoramento, sistema de áudio e acessibilidade com celas para deficientes físicos.
Revolução completa
Durante sua gestão, o governador Tião Viana tem sido responsável por uma revolução completa no sistema penitenciário de todo o Acre, investindo quase R$ 60 milhões para entregar 3 mil novas vagas, além de uma grande valorização dos agentes penitenciários com estrutura de apoio, equipamentos e valorização profissional com um dos melhores salários do país.

O Estado já entregou todas as obras das unidades prisionais de Senador Guiomard, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Antonio Amaro, em Rio Branco. Nos próximos dias serão entregues as obras de Sena Madureira e da unidade Francisco de Oliveira Conde, também na capital.
Segundo o diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária, Aberson Carvalho: “Estamos dando tanto uma maior qualidade de vida aos reeducandos, quanto aos nossos agentes e todos os outros profissionais envolvidos. É uma reestruturação completa do nosso sistema, além de aumentarmos o salário dos agentes”.

