Ícone do site O Juruá Em Tempo

No Acre, 27 urnas foram substituídas por problemas técnicos durante a votação durante o domingo

Em um balanço feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) na tarde deste domingo (7) a presidente do órgão, desembargadora Regina Longuini, disse que 27 urnas foram substituídas em todo o estado. Dos 540 mil eleitores aptos a votar no Acre, 361 mil já votaram. Além disso, foram cerca de 20 a 25 ocorrências atendidas pelas polícias.

Ao todo, 60 urnas foram finalizadas, mas ainda há uma prévia de 20% a 30%. A presidente do TRE-AC disse que a votação foi cercada de muitas “fake news”, mas alertou que nenhum problema maior foi detectado.

“Tudo ocorreu normalmente. Não havia nenhum eleitor dizendo que não estava aparecendo a foto do candidato da sua preferência, ocorre que, às vezes, há uma inabilidade do eleitor ao teclar o número do seu candidato. Esclareço também que na digitação de um número de um pretenso candidato, às vezes, apressadamente, muitas vezes, a urna não carrega muito rápido e se digitar o número de um candidato muito rápido e se ele não aguardar aparecer a foto e já teclar, tecla confirma, ele já vai finalizar e a foto não vai aparecer”, esclareceu.

Os maiores problemas com as urnas foram problemas técnicos que fizeram a tecla travar. O diretor-geral do TRE-AC, Carlos Venícius Ribeiro, também negou que tenha tido algum problema relacionado a troca de fotos ou número de candidatos nas urnas.

“Há uma campanha de descrédito da urna eleitoral no Brasil, isso está acontecendo. Tem também muitas ‘fake news’ nas redes sociais, hoje em dia está muito difícil da gente trabalhar, mas isso não aconteceu aqui”, garantiu.

Sair da versão mobile