24.6 C
Juruá
terça-feira, abril 16, 2024

Taxa de limpeza pública e coleta de lixo começa a ser cobrada

Por

- Publicidade -

Nesse primeiro momento será cobrado de comércios e residências o valor de 25 reais. Beneficiários de programas sociais poderão pedir isenção.

A taxa de limpeza pública e coleta de lixo foi aprovada pela Câmara de vereadores de Cruzeiro do Sul por 9 votos a 3 no final do ano passado com o objetivo de melhorar esse serviço no município, mas só agora começa a ser efetivamente entregue com o preço único de R$ 25 para comerciantes e residências.

Pessoas de baixa renda e que recebam auxilio do governo federal poderão pedir isenção desse pagamento como explica o prefeito Ilderlei Cordeiro.

“Desde as gestões passadas era cobrado no IPTU agora vamos poder fazer esse ajuste e esse valor não era suficiente para custear essa limpeza e agora definitivamente estamos preparando as taxas para serem entregues para a população”, disse.

Segundo o secretário municipal de finanças, Joel Queiroz, atualmente existem cerca de 11 mil domicílios cadastrados em Cruzeiro do Sul e é por eles que a cobrança vai começar, sendo que quem não pagar o imposto poderá ter seu nome vinculado no Serasa.

“Nós resolvemos cobrar a mais barata e só conseguimos agora aplicar e a partir do próximo ano virá novos cadastrados incluindo os grandes geradores de lixo”, afirmou.

De acordo com a prefeitura de Cruzeiro do Sul, posteriormente essa taxa será estipulada por quilo de lixo, o que ainda não foi definido. Segundo o presidente da Associação Comercial do Alto Juruá Assem Cameli, o preço está acessível desde que o serviço funcione. “Realmente foi tirado do IPTU e acho que não é uma taxa cara, mas pra isso tem que ser um serviço bem feito”, disse. Com informações JuruáOline.

- Publicidade -
Copiar