22.6 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Comércio no Acre teve o segundo maior crescimento em setembro

Por

- Publicidade -

As vendas no comércio tiveram um aumento de 6,6%, no volume, em setembro, em comparação com mesmo período do ano anterior. É o segundo maior crescimento em relação às demais Unidades da Federação. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na terça-feira, 13.

No período, a variação das vendas do comércio varejista nacional foi de 0,1%, sendo que 11 estados mostraram avanço, com destaques para Rondônia (8,1%), Acre (6,6%) e Santa Catarina (6,2%). Por outro lado, Piauí (-5,9%), Mato Grosso (-5,1%) e Distrito Federal (-5,0%) registraram as maiores quedas.

Em relação ao mês de agosto, as vendas no Acre registaram o terceiro maior crescimento, com a elevação de 2,1%. O aumento só foi menor que em Rondônia (8.4%) e Tocantins (2.9%). No geral, o comércio varejista mostrou queda de 1,3%, com resultados negativos em 16 das 27 Unidades da Federação.

No comércio varejista ampliado, que engloba ainda as vendas de veículos, motos, peças de automóveis e materiais de construção, a variação entre agosto e setembro foi de 4,4%, no Acre. E em comparação com igual período do ano passado, o aumento foi de 7,6%.

No país, entre agosto e setembro, o setor registrou queda de 1,5%, impacto causado pela redução das vendas em 8 estados, com destaque para Paraíba (-4,9%), Rio de Janeiro (-3,3%) e São Paulo (-1,1%). Mas, em relação à igual período do ano anterior, o avanço foi de 2,2%, com o crescimento das vendas em 17 unidades da federação.

Natan Peres

- Publicidade -
Copiar