26 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Cruzeiro do Sul debate planos municipais de resíduos sólidos e saneamento básico para os próximos 20 anos

Por

- Publicidade -

Os planos municipais de resíduos sólidos e saneamento básico de Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, estão na última etapa do processo de elaboração. Os documentos, que terão propostas para 20 anos, apontam as demandas das comunidades sobre as politicas públicas para tratamento de resíduos e para o saneamento básico, foram apresentados aos vereadores, nesta segunda-feira (29), na última reunião setorial exigida para a conclusão do processo.

Para formulação dos planos de resíduos e saneamento básico, a Secretaria de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul montou uma comissão que, desde maio 2017, coordenou todas as etapas do processo.

Foram mais de 50 reuniões com os diversos setores da sociedade para que a população pudesse expressar as deficiências de cada comunidade, no que diz respeito as responsabilidades, tanto do poder, quanto de cada cidadão no que se refere aos resíduos produzidos no município e ao saneamento básico.

Nesta segunda-feira (29), os vereadores participaram de uma reunião, no auditório do Ministério Público, para ouvir a comissão responsável pelos levantamentos das informações contidas nos documentos. O objetivo é que os parlamentares, tenham conhecimento dos detalhes dos planos para aprovarem o projeto de lei que será enviado pela prefeitura para a Câmara.

“Precisamos avançar nessa problemática e esse é um passo importante para isso. Com a construção desses documentos, o município ganha recursos para investimentos importantes nessa área. A Câmara Municipal já está dando todo apoio, participou efetivamente de todo processo com a presença da vereadora Lucila na comissão responsável pelos estudos, e tenho certeza que vamos concluir com a votação desse projeto que será colocado em pauta na próxima semana”, garantiu o presidente da Câmara, Romário Tavares(MDB).

O promotor do Meio Ambiente, Antônio Alceste Castro, disse que todas as etapas de elaboração dos planos de resíduos sólidos e saneamento básico de Cruzeiro do Sul foram mediados pelo Ministério Público do Meio Ambiente.

“Esses planos foram trabalhados e intermediados pelo Ministério Público do Meio Ambiente e agora estão sendo apresentados para a Câmara Municipal. O Ministério Público atua para garantir a eficácia e a cláusula do meio ambiente. Assegurando, com isso, uma melhor qualidade de vida as gerações presentes e futuras”, avaliou Castro.

O secretário de meio ambiente, Everton Souza, destacou que, com a aprovação dos dois planos, o município terá a possibilidade de angariar recursos com mais facilidade para investimentos.

“Hoje os grandes problemas da nossa cidade são a parte de esgotamento sanitário, a drenagem e o abastecimento de água. Sem contar também a parte de limpeza urbana que é outro problema do nosso município. Mas, somente agora, o município de Cruzeiro do Sul tem como buscar recursos junto ao governo federal, porque foi feito um plano aos moldes do Ministério das Cidades. A nossa esperança agora é que a nossa bancada possa ter o comprometimento em ajudar nossa cidade”, acredita Souza. Com informações de Mazinho Rogério.

- Publicidade -
Copiar