24.9 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Escola Presbiteriana corre risco de voltar para modalidade privada

Por

- Publicidade -

Problemas em convênio com o governo do estado podem fazer a Escola Presbiteriana de Cruzeiro voltar para a modalidade particular. A unidade de ensino, que funciona por meio de uma parceria com o governo desde 1997, teve que encerrar o contrato que funcionava de forma irregular.

De acordo com o pastor da igreja presbiteriana, Joaquim Barbosa, em 1997 foi firmado um convênio com a Secretaria de Estado de Educação para que o governo disponibilizasse os funcionários para a escola  e a manutenção. Mas, em 2003, sem conhecimento da direção  da igreja e dos gestores da unidade de ensino, o estado baixou um decreto tornando a escola em uma unidade pública.

Somente em 2015 a presidência da igreja descobriu os detalhes do decreto ao tentar ampliar a unidade com ensino médio.

“Quando tomamos conhecimento, tentamos resolver essa situação junto ao governo e a secretaria, mas recebemos uma declaração que essa situação era irreversível”, disse o dirigente da igreja.

Segundo o pastor, o Conselho Estadual de Educação teria reprovado o regimento e o estatuto da escola por conta que a unidade de ensino, apesar de ter sido transformada em escola pública, ainda estaria com todos os documentos de entidade particular.

Por conta disso, o Conselho da igreja presbiteriana decidiu encerrar as atividades da escola para eliminar todas as irregularidades e voltar a funcionar de forma correta. Sendo assim, a escola Presbiteriana de Cruzeiro  do Sul deve buscar novas alternativas para funcionar a partir de 2019.

“O que o Conselho resolveu foi colocar em ordem essa situação para poder ter a liberdade para fazer convênio, ou então voltar  a funcionar como escola particular. Então, a escola Presbiteriana não vai fechar as portas como foi noticiado”, esclareceu Joaquim.

- Publicidade -
Copiar