22.1 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

No Guajará, casos de malária caem 75% em apenas um ano

Por

- Publicidade -

A incidência da malária caiu 75% no município de Guajará, no Amazonas, nos dez primeiros meses de 2018 quando comparada a igual período do ano passado, segundo o Boletim Epidemiológico divulgado nesta quarta-feira, 21, pela Secretaria Municipal de Saúde de Guajará.

Para alcançar esse resultado, os agentes trabalham sob criterioso planejamento, realizando inclusive atendimento domiciliar aos doentes conferindo de perto se a pessoa está tomando a medicação corretamente.  Ao fazer isso, a Secretaria de Saúde reduz significativamente o ciclo doença garantindo o tratamento adequado e eficiente.

Além disso, o trabalho de  aplicação do fumacê é intenso inclusive na zona rural. “As ações de combate são intensas e se estendem pelas comunidades do interior também, como o Ramal do Gama, Boa Fé, Juruád, Badéis e outras”, disse Francisco Vieira Façanha Júnior, gerente de Endemias da Secretaria de Saúde de Guajará.

A malária é uma doença causada pela infecção dos glóbulos vermelhos humanos por quatro espécies do parasita unicelular plasmodium: Plasmodium vivax, Plasmodium ovale, Plasmodium malarie e Plasmodium falciparum. Se não tratada, pode gerar complicações graves, principalmente se for transmitida pelo Plasmodium falciparum, responsável por 15% a 20% da malária diagnosticada no Brasil.

A malária tem cura e pode ser tratada desde que aconteça de forma adequada. Entre os sintomas estão: febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica. Uma pessoa infectada pelo parasita também pode apresentar náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite antes das manifestações mais comuns. Em casos mais graves, podem manifestar sintomas como: prostração (fraqueza), alteração da consciência, dispneia ou hiperventilação, convulsões, hipotensão arterial ou choque, e hemorragias. Francisco Vieira alerta para o início do inverno amazônico, quando as chuvas facilitam a procriação do Anopheles (popularmente conhecido como mosquito-prego) transmissor da doença.

- Publicidade -
Copiar