24.9 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Primeiros médicos que vão substituir cubanos se apresentam em Cruzeiro do Sul

Por

- Publicidade -

Em Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, as 12 vagas deixadas pelos médicos cubanos devem ser preenchidas na primeira chamada do Programa Mais Médicos. Os profissionais que fizeram a inscrição já começaram a entregar a documentação na Secretaria de Saúde do município.

O médico Duarte Oliveira compareceu na Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul, na manhã desta terça-feira (27), para entregar a documentação necessária para a homologação de seu contrato no Programa Mais Médicos. Ele foi o segundo a entregar os documentos. O médico é de Mâncio Lima, também no interior do Acre, e está tentando uma vaga no programa pela segunda vez.

Formado desde 2015, Oliveira só conseguiu o registro no conselho da categoria em 2017 e afirma que pretende atuar no Programa Mais Médicos durante os três anos de vigência do contrato.

“Meu objetivo é ajudar as pessoas mesmo. Contribuir para atender a demanda das unidades básicas de saúde”, disse o médico.

Para ingressar no programa, o profissional teve que abrir mão do contrato com a Prefeitura de Mâncio Lima. Ele deve aguardar a homologação de seu contrato pelo Ministério da Saúde para começar a atender em um posto de Cruzeiro do Sul.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, dos médicos que se inscreveram para Cruzeiro do Sul, apenas quatro são do próprio município. O restante é de outras regiões, alguns do Amazonas (AM). Destes, nenhum ainda se apresentou na secretaria.

“O que eu estava mais preocupada era com o tempo que esse edital ia ser publicado, mas foi muito rápido. Estava apreensiva também com a logística por nosso município ser isolado e se alguém ia ter disponibilidade de vir trabalhar aqui. Mas, foram preenchidas as 12 vagas e agora estamos mais tranquilos”, disse a secretária Juliana Pereira.

Os médicos inscritos no programa tem até o dia 14 de dezembro para entregar os documentos na secretaria e começar a trabalhar nas unidades de saúde. Enquanto isso, a Secretaria de Saúde da segunda maior cidade do Acre, que tinha 38 médicos e agora conta com 26, fez um remanejamento de profissionais para atender a demanda de todos os postos do município.

Por Mazinho Rogério – G1
- Publicidade -
Copiar