23.5 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Quase 2.800 no Acre conseguiram limpar o nome, revela Acisa

Por

- Publicidade -

Mais de 3.950 consumidores (pessoa física e pessoa jurídica) com pendências na praça foram incluídas no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), e destes, 2.766 conseguiram pagar ou renegociar as suas dívidas, segundo o departamento de estatística da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa).

O levantamento apontou que somente nos últimos 10 meses deste ano foram realizadas quase 17 mil consultas ao SPC Brasil. Os dados estatísticos revelaram que 10.547 consumidores não apresentaram nenhuma restrição de crédito, enquanto 6.386 apresentaram pendências no mercado local.

“Isso significa que o SPC Brasil ajudou os empresários a terem mais cuidado na concessão de crédito em 37,71% dos casos consultados”, diz Pedro da Acisa.

Destacou que como resultado desse otimismo, as empresas varejistas e atacadistas já começam a fazer contratações temporárias para atender as demandas nas lojas e empresas de prestação de serviços.

Os comerciantes acreanos estão apostando na retomada das vendas em decorrência da aproximação das festas de fim de ano. O pagamento dos servidores públicos permitirá a injeção de capital na praça de mais de R$ 500 milhões, com o pagamento do salário de dezembro e do décimo terceiro.

Só neste mês foram disponibilizadas 52 vagas de trabalho, pelo Sistema Nacional de Emprego/Acre (Sine-AC), com destaque para vendedor pracista 23 postos, seguido de servente com sete vagas e vigilante e barbeiro, com três vagas.  As vagas ofertadas exigem a escolaridade do ensino fundamental e médio. O órgão responsável pelo recrutamento encaminha diversos candidatos com o perfil exigido ao empregador.

A administração do Via Verde Shopping tem recebido currículos de candidatos que pretendem participar do processo seletivos nas lojas de departamento. A expectativa da Confederação Nacional dos Dirigentes Logistas (CNDL) é de que sejam abertas quase 60 mil vagas temporárias no país, bem acima do ano passado que ficou na casa dos 51 mil. O levantamento da entidade apontou que 43% dos empresários pretendem contratar temporários e 28% manifestaram a intenção de efetivar os mais esforçados.

(Cezar Negreiros)

- Publicidade -
Copiar