23.8 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Tema da redação do Enem 2018 é ‘Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet’

Por

- Publicidade -

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 é “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pela prova, divulgou a informação no Twitter logo após o início da prova. Na opinião de professores, embora seja um tema atual, os alunos podem encontrar algum tipo de dificuldade para desenvolvê-lo, já que não se trata de uma questão trivial.

Neste domingo, os candidatos fazem as provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação. Eles terão das 13h30 às 19h para resolver 180 questões e escrever o texto. No próximo domingo, os estudantes farão as provas de Ciências da Natureza e Matemática das 13h30 às 18h30.

Num primeiro momento, quando o aluno quando lê a frase da proposta, talvez fique impactado pelo tema. Mas acredito que a coletânea de textos deve ajudar bastante os alunos a entenderem do que se trata, porque essa é uma discussão muito atual — afirma Rafael Pinna, coordenador de redação do Colégio de A a Z. — O Enem tem privilegiado temas que são problemas históricos no Brasil. Nos últimos anos tivemos violência contra mulher, racismo, intolerância religiosa. Desta vez, no entanto, optou-se por uma questão atual, então os alunos que se preocuparam em acompanhar o noticiário vão bem.

- Publicidade -
Copiar