23 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Tião Viana agradece serviços prestados pelos médicos cubanos no Acre

Por

- Publicidade -

O governador Tião Viana agradeceu publicamente ao trabalho prestado pelos médicos cubanos no Acre. Pelo menos 104 profissionais daquele País estiveram no Acre nos últimos cinco anos levando atendimento às comunidades mais remotas. “Obrigado irmãos cubanos, que cuidaram com humanidade e competência, de milhões de brasileiros humildes”, agradeceu Tião Viana.

A saída dos cubanos do Acre será trágica na opinião de muitos gestores. Para se ter uma ideia do alcance da presença estrangeira no sistema de saúde do Estado, em oito municípios do Acre o atendimento em saúde é feito apenas por médicos cubanos no Programa Mais Médicos, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). São 28 profissionais que, caso a prefeitura local não tenha brasileiro em seus quadros, deixaram a população completamente desassistida.

Bujari, Epitaciolândia, Feijó, Mâncio Lima, Plácido de Castro, Porto Valter e Porto Acre – todos classificados como áreas de extrema pobreza – possuem o programa mas não tem brasileiros atendendo por ele

A CNM se posicionou contra a saída dos cubanos do programa. Após anúncio do Ministério da Saúde Pública de Cuba na última quarta-feira, 14 de novembro, sobre a retirada dos médicos cubanos do Programa Mais Médicos, institucionalizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a CNM realizou levantamento sobre o impacto da medida nos Municípios brasileiros. Conforme nota divulgada no dia seguinte e amplamente replicada na mídia, estima-se que 28 milhões de pessoas terão os serviços da atenção básica de saúde afetados, o que pode ser encarado como calamidade na saúde pública.

- Publicidade -
Copiar