23.8 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Artistas protestam contra suposta extinção de fundação cultural no Acre

Por

- Publicidade -

Um grupo de artistas se reuniu para protestar na manhã desta terça-feira (18) contra a suposta extinção da Fundação Cultural Elias Mansour (FEM). O protesto ocorreu na frente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) e os manifestantes relataram que o novo governo eleito mostrou a intenção de parar o funcionamento da FEM para reduzir gastos.

A assessoria do governador eleito, Gladson Cameli, afirmou que não há nenhuma intenção de extinguir a FEM e reiterou que todas as fundações, autarquias e empresas públicas vão ser mantidas e que as informações relacionadas a extinção são falsas.

“O futuro governo levou para a Aleac a proposta de reforma. Nós da cultura fomos ao local devido à ventilação de informações de que haveria a extinção da FEM. Mesmo que a extinção não ocorra nesse primeiro momento, isso seria feito mais adiante. Nós somos totalmente contrários a isso, pois cortar a cultura é negar a memória do povo acreano”, afirma Lenine Alencar, presidente do Conselho Estadual de Cultura do Acre.

Alencar destaca ainda que, enquanto Conselho de Cultura, ficou aguardando um convite da equipe do futuro governo para um diálogo, mas não houve o debate sobre a área cultural.

A expectativa é que nesta terça (18) seja votada a proposta de reforma do governador eleito pelos deputados da Aleac. Cameli propôs a redução no número de secretarias estaduais de 22 para apenas 14 pastas e dez assessorias especiais. Além disso, ele deve extinguir 1,3 mil cargos para economizar R$ 90 milhões por ano no Acre.

“Somos de um movimento cultural e temos o direito de reivindicar aquilo que é direito do povo do Acre e garantir o respeito a sua memória e tradições. Esses cortes significam não ter uma gestão específica de cultura, você reduzir o estado e ter uma problemática de violência, educação fadada ao erro. Sem a gestão e recursos para a cultura é como se andássemos para trás”, complementa Alencar.

Com informações do Portal G1.

- Publicidade -
Copiar