Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Gabriela Câmara diz que Antônia Lúcia sofre de problemas psicológicos e “não aceita ajuda”
  • Engenheiro é preso durante operação que investiga licitações irregulares em cidades do Acre
  • Estado inaugura sala de acolhimento para vítimas de violência na Delegacia da Mulher em Cruzeiro do Sul
  • “Cadê a vagabunda?”: Antônia Lúcia invade plenário de Câmara à procura de suposta amante do marido; veja vídeo
  • Brancos ganham R$ 1,6 mil a mais que pretos no Acre, aponta IBGE
  • Última superlua de 2025 ilumina o céu nesta quinta-feira
  • Nutricionista de 48 anos se torna 1ª mulher faixa-preta em jiu-jítsu no Juruá
  • EUA alertam cidadãos americanos para deixar Venezuela “imediatamente”
  • Operação prende 12 faccionados no Acre e em Mato Grosso
  • Detran-AC convoca proprietários de mais de 400 veículos em Rio Branco e Cruzeiro do Sul para evitar leilão
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sexta-feira, dezembro 5
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque

Cerca de 800 famílias podem ser atingidas com cheia do rio Madeira, diz Defesa Civil

Por Redação Juruá em Tempo.18 de dezembro de 20182 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Em Porto Velho, seis bairros foram diagnosticados como vulneráveis a alagação com a cheia do Rio Madeira. A defesa civil tem ido a campo e feito mapeamento dessas áreas. No epicentro da cheia:800 famílias poderão ser atingidas.

Com aumento no nível do Rio Madeira que tem subido bastante por conta das chuvas que tem caído nos rios nas cabeceiras da Bolívia, quem vive em áreas de risco para alagação são os primeiros a ser atingidos. Caso o prognóstico da Defesa Civil aconteça, o nível do Rio Madeira poderá atingir no seu pico máximo em março pouco mais de 16 metros.

“Nós temos seis bairros, como Balsa, Triângulo, Nacional, Panaír, Vila Candelária. Todas essas áreas estão sendo mapeadas pela Defesa Civil. Cerca de 800 famílias estão mais vulneráveis”, diz Marcelo Santos, coordenador chefe da Defesa Civil/PHV/RO.

 

Dentro de 15 dias representantes dos órgãos climáticos de Rondônia e do Acre se reunirão em Porto Velho. Diante das informações do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) os governos, rondoniense e acriano deverão traçar meios com vista em prevenir as suas populações.

“Essas reunião tem o objetivo de passar todo o prognóstico de um possível cenário previsto para a cheia de 2019. O rio todo o ano atinge 16 metros, só não sabemos à proporção que ele poderá ter em relação a aumento”, revela Marcelo Santos, coordenador chefe da Defesa Civil/PHV/RO.

Quanto aos distritos da ponta do Abunã e a região compreendida por “Médio e Baixo Madeira” a defesa Civil também propaga seu alerta. A população deve se manter distante das encostas com vista nos riscos trazidos pelos desbarrancamentos.

No trecho da BR-364 que leva ao Estado do Acre, a obra de elevação da pista preocupa das autoridades. Há duas semanas uma subida rápida do Rio Madeira apresentou um transbordamento na rodovia.

As constantes chuvas na Bolívia causaram nesta parte do Estado “um fenômeno histórico” visto nesse mês de dezembro. O nível ficou acima dos 3 metros na comparação como o mesmo período de 2013. Naquele, a precipitação apontava para o registro histórico resultante na enchente de 2014. Informações NewsRondônia.

 

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.