24.9 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Cesário Campelo é o novo presidente do PT/AC

Por

- Publicidade -

Na tarde desta quinta-feira (27), o militante petista, Cesario Campelo Braga, deve ser anunciado como novo presidente do PT (Partido dos Trabalhadores) do Acre. A decisão ocorreu após reunião do diretório estadual do partido. Cesario assume o lugar de André Kamai, que renunciou ao cargo alegando motivos pessoais.

Cesario afirmou saber da responsabilidade e disse que está preparado para presidir o partido. “Nós estamos nos organizando para poder interferir bastante na luta política do nosso estado, tanto nas reivindicações sociais, como nas eleições”, afirmou Cesario. 

Segundo lideranças do partido, a mudança aconteceu também para oxigenar a direção estadual e colocar no comando da legenda alguém com o perfil que se enquadre com o atual momento vivido pela país. 

Trajetória do novo Presidente 

Cesario Campelo Braga, é militante desde o movimento estudantil secundarista na escola, Dr João Batista Aguiar em Rio Branco – AC. 

É filho de um dos fundadores do PT no Acre, o técnico agrícola e advogado do PT, CUT e CNS Antônio Cesario. 

O novo presidente é filiado ao PT desde a sua juventude, trabalhou no histórico Centro de Trabalhadores da Amazônia que foi fundado por Chico Mendes, foi membro do Comitê Chico Mendes, da coordenação do Centro Acadêmico de Ciências Sociais, Conselheiro estadual de Juventude, secretário estadual da Juventude do PT/Acre de 2011 a 2013. Também foi secretário de meio ambiente da UNE e secretário de organização do PT de 2014 a 2018.

 

 

Nota do Deputado e Presidente do PT – Daniel Zen 

Meus Queridos Amigos e Companheiros do Diretório Regional do PT/AC,

É com a simbologia do Advento e do Natal, aliado ao sentimento de esperança em dias melhores para o ano que logo se inicia, que me dirijo a vocês. O resultado eleitoral adverso, no Brasil e no Acre, bem como os tempos sombrios que se prenunciam não podem fazer com que nos imobilizemos. É cada vez mais necessário estarmos juntos, motivados e mobilizados em torno das causas que sempre defendemos e que nos trouxeram até aqui. Isso envolve a direção de nosso partido.

Quando iniciei na política, aos 16 anos de idade, no Movimento Estudantil da Universidade Federal do Acre (UFAC), jamais imaginei que, um dia, presidiria o Diretório Regional, no Acre, do maior partido da América Latina. De lá para cá, pude exercer funções importantes em nosso projeto político: presidi a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), cargo que me foi confiado pelo ex-Governador Binho Marques, quando ainda tinha apenas 26 anos. Cumprida tal missão, me fora confiada uma outra, pelo Governador Tião Viana: a de dirigir a maior Secretaria de Estado em seu primeiro mandato. Mais uma vez cumprida a missão, vieram outras duas, de larga complexidade: uma disputa eleitoral vitoriosa, para o Parlamento Estadual, completada com a Liderança de Governo do Companheiro Tião Viana na ALEAC. Liderar uma bancada heterogênea já é por si complexo e se torna ainda mais em tempos de crise econômica e dificuldades orçamentárias, financeiras e, por conseguinte, na governança e na governabilidade.

No meio curso destas duas últimas missões, me veio uma terceira, talvez a mais complexa de todas as que já desempenhei: a Presidência do Diretório Regional do PT/AC, no PED 2017. É sabido que me licenciei da Presidência do Partido, no dia 02 de abril de 2018, um ano após a assunção ao cargo, situação esta de caráter transitório. Os motivos do afastamento foram públicos: para que eu pudesse me concentrar

nas atribuições do último ano de nosso mandato, nas tarefas da liderança do Governo na ALEAC e de nossa campanha a reeleição que, graças a Deus e a todos que ajudaram, foi novamente vitoriosa. Fui sucedido pelo Companheiro André Kamai, a quem coube conduzir o partido durante o período eleitoral.

Passadas as eleições, agora é hora de dar por concluída, em caráter definitivo, essa importante tarefa a que eu fora incumbido em 2017. E o faço por acreditar que, no atual contexto, o partido deverá ser presidido por alguém que o possa fazê-lo com exclusividade, sem ter de dividir energias e atenção  com outras tarefas. Sendo assim, nos termos estatutários e regimentais, RENUNCIO ao cargo de Presidente  do Diretório Regional do PT/AC. 

A função deve ser preenchida – e o mandato, completado – nos termos do art. 35 de nosso Estatuto. Sendo assim, a tendência da qual faço parte, a Democracia Radical (DR) indica, para esse fim, o Companheiro Cesário Braga, para cumprir a interinidade deste mandato, até que haja novo processo eleitoral para escolha da direção estadual de nosso partido. Concordo e apoio tal escolha, por acreditar que o Companheiro Cesário detém os atributos e qualidades necessárias para conduzir, de forma participativa e coletiva, o nosso partido nesse momento tão crucial de nossa trajetória. Tal indicação deverá ser apreciada na reunião do Diretório Regional, já devidamente convocada para a data de hoje, 27/12/2018.

De minha parte afirmo que procurei desempenhar esta nobre função da mesma forma como exerci todas as outras que me foram confiadas até aqui: com denodo e honradez. O maior partido da América Latina, que mais contribuiu para a inclusão social, geração de emprego, distribuição de renda e redução das desigualdades na história de nossa República; que liderou a Frente Popular do Acre (FPA) nos últimos 30 anos; e que governou nosso Estado por 20 anos, ainda é uma força viva e pulsante em nossa sociedade. E me orgulho de ter contribuído para que assim ele continue sendo.

Queria agradecer a cada dirigente, em especial, aos companheiros da Direção Nacional, na pessoa da Presidente Gleisi Hoffmann; aos membros da Comissão Executiva e do Diretório Regional; e aos amigos que presidem ou fazem parte dos 22 Diretórios Municipais, incluindo nossos vereadores: a todos vocês, meu muito obrigado.

Também agradeço aos deputados estaduais Ney Amorim, hoje sem partido, Lourival Marques Jonas Lima e Leila Galvão; aos deputados federais Sibá Machado, Raimundo Angelim e Leo de Brito; ao Governador Tião Viana, ao Senador Jorge Viana, aos nossos então Prefeitos Marcus Alexandre, de Rio Branco; Fernanda Hassem, de Brasiléia; e Isaac Lima, de Mâncio Lima; e ao Vice-Prefeito do Jordão, Demir Figueiredo: a todos vocês, minha gratidão pela confiança.

E queria agradecer a cada militante, filiado ou simpatizante do nosso partido. É com os sonhos de cada um de vocês que edificamos nossos governos e mandatos. Vocês são a nossa força, nosso combustível. 

Muito obrigado!

De Guaxupé-MG para Rio Branco-AC, 27 de dezembro de 2018

Deputado Estadual DANIEL ZEN

Líder do Governo na ALEAC

Presidente Licenciado do Diretório Regional do PT/AC

- Publicidade -
Copiar