25.2 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Esforço pessoal de Tião Viana garante milhares de mosquiteiros impregnados contra mosquito da malária para o Vale do Juruá

Por

- Publicidade -

Resultado do esforço pessoal do Governador Tião Viana, chegou a Cruzeiro do Sul neste sábado (1), o primeiro carregamento de mosquiteiros impregnados com inseticida contra o mosquito da malária. 

A meta é que Mâncio Lima e Rodrigues Alves também recebam o acessório. Somados, 35 mil mosquiteiros impregnados com inseticidas de longa duração (MILD) – nome técnico do equipamento – irão complementar a  estratégia de combate à malária. A expectativa é que mais de 45 mil pessoas nessas três cidades, consideradas prioritárias no enfrentamento da doença, sejam atendidas.

Mosquiteiros chegam ao Juruá

Foram investidos aproximadamente R$ 4 milhões de reais para aquisição de 240 mil MILD modelo cama cônico e de 60 mil MILD modelo rede para complementar e apoiar as ações locais nos municípios e DSEIs prioritários nos Estados Amazônicos. A ação é complementar  porque a principal estratégia é o diagnóstico e tratamento precoce, buscando evitar os óbitos e a gravidade da doença, assim como reduzir a carga de plasmódio circulante no território, visto que o único reservatório do agente que causa a malária é o ser humano.

A região Amazônica concentra mais de 99% dos casos de malária do Brasil, mas os demais estados também possuem áreas com a presença do vetor (áreas receptivas para malária), onde podem ocorrer a reintrodução da malária e surtos a partir de um caso importado. 

Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves concentram, no Acre, as maiores incidências. Porém, desde que assumiu o Governo do Estado, Tião Viana, que é médico infectologista, não tem médido esforços para enfrentar a doença. Com isso, as taxas caíram a 44% no mês de junho deste ano comparado ao mesmo período de 2017 – mas não parou por aí: o ano de 2018 vem sendo especialmente positivo quando o tema é derrocada da malária.  De acordo com o boletim de novembro, os casos de malária reduziram 56% entre outubro de 2017 e outubro deste ano no Acre, segundo dados da vigilância epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). O boletim foi divulgado na última semana de novembro.

- Publicidade -
Copiar