23.4 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

Mortos em tsunami na Indonésia passam de 400; socorristas usam drones e cães

Por

- Publicidade -

Socorristas indonésios usavam drones e cães farejadores para procurar sobreviventes ao longo da devastada costa oeste de Java, atingida por um tsunami que matou pelo menos 429 pessoas. Nuvens grossas de cinzas continuavam a ser expelidas de Anak Krakatau, uma ilha vulcânica onde a cratera desmoronou na maré alta, no sábado, enviando ondas que varreram as áreas costeiras em ambos os lados do Estreito de Sunda, entre as ilhas de Sumatra e Java.

Pelo menos 154 pessoas continuam desaparecidas. Mais de 1.400 pessoas ficaram feridas, e milhares de residentes tiveram que se mudar para áreas mais altas, com um aviso de maré alta estendido para quarta-feira.

Equipes de resgate usaram máquinas pesadas, cães farejadores e câmeras especiais para detectar corpos na lama e nos destroços ao longo de 100 km da costa oeste de Java, e autoridades disseram que as buscas seriam expandidas para o sul. “Existem vários locais que pensávamos que não tinham sido afetados”, disse Yusuf Latif, porta-voz da agência de busca e salvamento do governo.

“Mas agora estamos avançando para áreas mais remotas… e de fato há muitas vítimas lá”, acrescentou. O vasto arquipélago, que fica no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, sofreu seu pior número anual de mortes por desastres em mais de uma década.

(De Fergus Jensen; reportagem adicional de Wilda Asmarini, Nilufar Rizki, Fanny Potkin em Jacarta)

- Publicidade -
Copiar