23.4 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Nível do Rio Juruá chega a 13,50 m e já atinge quase 20 famílias

Por

- Publicidade -

O nível do Rio Juruá subiu mais 4 cm nas últimas 24 horas, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, e atingiu a cota de 13,50 m na manhã deste sábado (1). É a quarta maior cheia já registrada no município e a Defesa Civil já teve que retirar 19 famílias de comunidades que estão inundadas.

Até a manhã desta sexta 15 famílias tinham saído de casa mas na parte da tarde outras quatro solicitaram apoio das equipes que prestam assistência aos desabrigados e foram encaminhadas para casas na cidade por meio de aluguel social. Ao todo, são 75 pessoas desabrigadas.

Por conta da enchente, mais de 800 famílias estão há dez dias sem energia elétrica e a prefeitura teve que suspender as aulas das escolas e creches dos bairros Boca do Moa e Miritizal. O posto de saúde do Miritizal também foi afetado pela água e está com o atendimento ao público suspenso.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, José Lima, na manhã deste sábado mais duas famílias solicitaram apoio e as equipes de socorro foram designadas para avaliar a situação das moradias. “Se for avaliado que dedem sair, essas famílias serão retiradas imediatamente para evitar problemas maiores para os moradores”, assegurou Lima.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Rômulo Barros, mesmo com a previsão de vazante, a atenção na área ribeirinha se mantém diariamente e as equipes já se preparam para fornecer água tradada e mantimentos para várias comunidades.

“Esses serviços serão contínuos e se manterão até que possamos começar as ações de devolução das famílias, com os serviços de limpeza, distribuição de água e com o apoio de equipes de saúde pública”, disse Barros.

Número de famílias desabrigadas deve aumentar em Cruzeiro do Sul, de acordo com a Defesa Civil Municipal — Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros

Número de famílias desabrigadas deve aumentar em Cruzeiro do Sul, de acordo com a Defesa Civil Municipal — Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros

Segunda a Defesa Civil, o município poderá decretar estado de emergência, caso o nível do rio chegue ao nível de 13,60 m. Em Cruzeiro do Sul, já foi preparado um abrigo coletivo para acomodar as famílias afetadas pela enchente, casa o número de desabrigados ultrapasse 30 famílias.

Por Mazinho Rogerio

- Publicidade -
Copiar