22.1 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Prefeito Ilderlei Cordeiro inaugura Unidade Básica de Saúde na Vila Liberdade

Por

- Publicidade -

O Prefeito de Cruzeiro do Sul inaugurou na manhã de segunda-feira (17) a Unidade Básica de Saúde Maurício Mapes, na Comunidade São Pedro, no Rio Liberdade. A estimativa é que sejam atendidas mais de 200 famílias, com um total de mais de 800 pessoas das 23 comunidades situadas ao longo do Rio Liberdade. O investimento da obra foi de R$407.895,32 mil, provenientes do Programa Fundo a Fundo do Ministério da Saúde.

Para a moradora Maria Luzia, da Comunidade Piriquito, o posto de saúde representa a chegada de melhorias para todos os moradores. “Agora será muito melhor para mim e para todos os moradores, porque não precisa ir até a cidade para receber o atendimento. Aqui perto é muito bom para nós, vamos até economizar mais no deslocamento”, relatou a moradora Maria Luzia de Souza.

A subprefeita, Renilda Santana, conhecida por Branca, enfatizou que o posto a inauguração e funcionamento da unidade era uma grande expectativa dos moradores. “Essa é uma importante obra para a vida das pessoas, no que se refere a saúde. Quero agradecer a todos os envolvidos, agradeço o prefeito Ilderlei que não mede esforços para vir até a comunidade e conhecer de perto a nossa realidade. Aqui temos visto os grandes investimentos que acontecem na área da saúde”, destacou a Subprefeita.

A vereadora Mariazinha Soriano participou da inauguração e falou dos benefícios da obra para as comunidades rurais. “Quero agradecer nosso querido prefeito Ilderlei Cordeiro por essa dádiva maravilhosa, de hoje está inaugurando mais uma unidade de saúde, pois na minha opinião a saúde é primordial para qualquer comunidade”, disse a vereadora.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Juliana Pereira, o atendimento será feito em forma de escala, contando com o apoio das equipes da Unidade de Saúde da Ponte e da Equipe fluvial, funcionando em forma de revezamento. “O atendimento será feito em forma de escala, e nós estamos prevendo que seja feito no mínimo a cada 15 dias, ou mais vezes no mês, mas ainda está sendo realizado um estudo quando a isso. Essa unidade inaugurada vai trazer benefícios e qualidade na saúde da população. Teremos uma pessoa responsável para ficar no posto, e a comunidade que vai escolher essa pessoa, além do microscopista e auxiliar de enfermagem que são daqui”, enfatizou.

O Prefeito Ilderlei Cordeiro agradeceu o envolvimento de todos e comunicou aos moradores que futuramente a comunidade ganhará também uma ambulância que ficará a disposição na ponte para atender as emergências, sendo que o município terá que entrar com uma contrapartida porque o valor da emenda foi considerado baixo pelas empresas.

“Quero primeiro honrar a família Mapes, que fez histórias aqui dentro do Seringal, no Rio Liberdade. E esse posto de saúde com o nome de Maurício Mapes é uma justa homenagem. A comunidade estava esperando a inauguração desse posto há algum tempo, nós estávamos sem condições de contratar uma nova equipe para fazer o atendimento, devido as dificuldades para trazer profissionais pra cá. Fizemos aqui o possível, e estamos hoje inaugurando esse posto. Uma obra como essa traz um local mais digno, melhores atendimentos, as mulheres terão como fazer o preventivo, oferecendo um atendimento médico melhor, com a mesma estrutura que tem na cidade”, finalizou o prefeito.

- Publicidade -
Copiar