25.6 C
Juruá
quarta-feira, abril 17, 2024

Quase 2 mil contribuintes no Acre caíram em Malha Fiscal da Receita Federal em 2018

Por

- Publicidade -

A Receita Federal divulgou informe que, após concluído o processamento das Declarações do IRPF/2018, exatos 1.778 mil declarações, no estado do Acre, encontram-se retidas na malha devido a inconsistências nas informações prestadas.

A quantidade de declarações retidas corresponde a 2,15% do total de 82.722 declarações do IRPF 2018 apresentadas neste ano em todo o Acre. As principais razões pelas quais as declarações foram retidas são: Omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes; Divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado em DIRF; Despesas médicas; Dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outra razões.

Para saber se a declaração está na malha fina, os contribuintes também podem acessar o Extrato de Processamento da DIRPF na página eletrônica da Receita Federal na internet. Para acessar o extrato da declaração, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Ao acessar o extrato, é importante prestar atenção na seção “Pendências de malha”. É nessa seção que o contribuinte pode identificar se a declaração está retida em malha fiscal, ou se há alguma outra pendência que possa ser regularizada por ele mesmo.

Se a declaração estiver retida em malha fiscal, nessa seção, o contribuinte encontrará links para verificar com detalhes o motivo da retenção e consultar orientações de procedimentos. Constatando erro na declaração apresentada, o contribuinte pode regularizar sua situação apresentando declaração retificadora.

Inexistindo erro na declaração apresentada e estando de posse de todos os documentos comprobatórios, o contribuinte pode optar por aguardar intimação ou agendar pela internet uma data e local para apresentar os documentos e antecipar a análise de sua declaração pela Receita Federal. O agendamento para declarações do exercício 2018 começa a partir de janeiro de 2019.

- Publicidade -
Copiar