27 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

Rio Branco completa 136 anos de emancipação política e econômica

Por

- Publicidade -

A grande capital Rio Branco, cenário que abriga as mais inusitadas histórias e lendas sobre os heróis acreanos, aproxima-se de um século e meio de vida. Nesta sexta-feira (28), a cidade completa 136 anos de emancipação política e econômica.

Rio Branco, que se destaca atualmente como a sexta cidade mais populosa da Região Norte do Brasil e também como a segunda capital mais antiga da Amazônia Ocidental, tem uma longa história, que traz dados importantes a respeito de sua fundação.

História

A capital ganhou este nome em homenagem a José Maria da Silva Paranhos Júnior, que se tornou amplamente conhecido pelo seu título: Barão do Rio Branco.

De acordo com o professor acreano e historiador, Marcos Vinicius Neves, Rio Branco tem uma das histórias mais lindas que já conheceu: “Nasceu espontaneamente, de um seringal, tendo em vista que outras cidades do estado nasceram de forma superficial, a partir de decisões de governantes”, explicou.

Em 1912 a Vila Pennápolis, que se chamava assim em homenagem ao então Presidente do Brasil, Afonso Pena, teve seu nome alterado para Rio Branco, em homenagem ao diplomata que anexara o Acre ao Brasil. “Muita gente já considerou que essa é a data de fundação de Rio Branco, mas não é verdade. A cidade já existia, na parte antiga, no segundo distrito”, enfatizou.

Maia fundou o seu primeiro seringal, Seringal Volta da Empresa, à margem direita do rio Acre, ao longo da grande curva do rio, onde ainda hoje está a gameleira – no local em que hoje se encontra o Segundo Distrito. Ali foi iniciada a construção de barracões, em terras antes ocupadas por tribos indígenas.

Em seguida, Maia abriu outro seringal, na margem esquerda do rio Acre – onde atualmente está instalado o Palácio do Governo do Acre – com o nome de Seringal Empresa.

“Com a chegada de Neutel Maia e a venda de terras aos comerciantes, o seringal já era considerado um povoado, o que contribuiu para a formação da cidade, mais futuramente”, disse.

Anos depois, a mesma gameleira seria testemunha dos combates travados na Volta da Empresa, entre revolucionários acreanos e tropas bolivianas, durante o crítico período da Revolução Acreana, que tornou o Acre parte do Brasil, no início do Século XX.

Terminada a Revolução Acreana, após a assinatura do Tratado de Petrópolis, em 17 de novembro de 1903, e a anexação definitiva do Acre – agora Território Federal do Acre – ao Brasil, Rio Branco foi elevada à categoria de vila, tornando-se sede do departamento do Alto Acre.

A “Villa Rio Branco” afirmou-se como o principal centro urbano de todo o vale do Acre, o mais rico e produtivo do território.

Porém, a partir da década de 1950, teve início um pronunciado processo de decadência econômica da histórica margem direita de Rio Branco, que passou a ser chamada Segundo Distrito. Isso resultou da transferência de boa parte de suas principais casas comerciais para o Primeiro Distrito da cidade, na margem esquerda do rio, onde já estavam instaladas as principais repartições públicas e as residências das mais importantes famílias do território.

Confira as principais imagens da capital acreana:

Resultado de imagem para Rio Branco acre

Imagem relacionada

Resultado de imagem para Rio Branco acre

Resultado de imagem para Rio Branco acre

Imagem relacionada

Imagem relacionada

Com informações da Contilnet.

- Publicidade -
Copiar