24.1 C
Juruá
sábado, abril 20, 2024

Rio Juruá baixa 9 cm em 24 horas e Defesa Civil monitora áreas com riscos

Por

- Publicidade -

Depois de desabrigar 29 famílias em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá apresentou sinais de vazante nesta terça-feira (4). Em um período de 24 horas, o manancial baixou 9 cm e a previsão é que o volume de águas reduza ainda mais nos próximos dias.

A Defesa Civil do município se volta agora para monitorar as regiões onde existem casas que correm riscos de serem comprometidas pelo desbarrancamento.

O nível do rio que banha cinco municípios, no Acre, chegou a 13,56 m na manhã de segunda (3) e, nesta terça-feira pela manhã, sua cota baixou para 13,47 m. Mesmo ainda estando acima da cota de transbordo, que é de 13 m, com a vazante, não houve mais a necessidade de saída de moradores das áreas alagadas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o número de famílias que tiveram que sair casa se mantém. Foram 29 famílias retiradas de oito bairros de Cruzeiro do Sul. Dessas, nove foram levadas para um abrigo coletivo, seis foram para casas de familiares e mais 14 receberam o aluguel social.

A redução do volume de água tranquilizou as equipes de apoio aos desabrigados e para outras famílias que estavam na eminência de sair de casa, caso o rio continuasse elevando seu nível. Mas, para o Corpo de Bombeiros, o sinal de alerta continua acionado, pois, em, pelo menos, cinco comunidades há o risco de casas serem arrastadas pelo desbarrancamento de encostas.

“No beiradão da Várzea é o ponto mais crítico, existe também o risco em parte do Miritizal, na Boca do Moa e na parte do Trapiche da Lagoa. Em todas essas áreas existe o risco de desbarrancamento e é importante falar que as equipes do Corpo de Bombeiros continuam em alerta e prontidão para dar as respostas emergenciais em decorrência da enchente”, garantiu o comandante dos Bombeiros, capitão Rômulo Barros.

Por conta da cheia, mais de 800 residências tiveram o fornecimento de energia elétrica suspenso. Segundo o Corpo de Bombeiros, mesmo com a vazante, ainda não existe previsão para que o sistema seja restabelecido.

“A partir hoje [terça,4] estaremos fazendo uma avaliação diária com a Eletrobras, mas como foi suspenso com 12,30 m, tudo indica que só a partir do momento que chegar a esse nível é que deve ser religada a energia para essas comunidades”, informou Barros.

Por Mazinho Rogério

- Publicidade -
Copiar