23 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Taxistas e mototaxistas denunciam ação de motoristas irregulares em Cruzeiro do Sul

Por

- Publicidade -

Os profissionais de todas das categorias do transporte público de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, alegam que estão tendo prejuízos com a ação dos condutores considerados piratas que atuam no transporte de cargas e passageiros. Segundo a Federação de Transportes Públicos da Região Norte, mais de 100 pessoas atuam de forma ilegal no município, que tem uma população de mais 86 mil habitantes.

Em Cruzeiro do Sul, a atuação de motoristas sem documentação tem se tornado uma prática comum entre as diversas categorias do transporte alternativo. Os motaxistas denunciam que muitos motoqueiros trabalham ilegalmente em diversos pontos da cidade com motos fora dos padrões de segurança exigidos pela prefeitura.

“Trabalham na clandestinidade. Nem é com aplicativo, como já existe em vários cantos do país. Usam seus carros particulares para rodar fazendo o trabalho de taxistas e mototaxistas”, denuncia o representante da Federação de Transporte Público do Norte e Nordeste, José Eudes Nascimento.

Os profissionais habilitados para exercer as atividades alegam que, além de prejuízos para as categorias, a ação de quem trabalha de forma irregular pode levar riscos aos passageiros.

“Essas pessoas não têm identificação nenhuma. Um dia desses umas pessoas pegaram um carro e esqueceram uns objetos dentro e foram lá na praça, mas não tinham número do carro. Infelizmente era um pirata”, alertou o presidente do Sindicato do Taxistas, Adriano Santos.

Os representantes das categorias denunciam que os condutores irregulares agem sempre próximo às paradas de ônibus e dos pontos de táxis e mototáxis. Segundo o Sindicato dos Taxistas, já foram feitas diversas denúncias, mas a fiscalização não consegue barrar a ação dos motoristas clandestinos.

“Mesmo com o trabalho efetivo que a prefeitura tem feito, estamos com dificuldade devido a questão do passageiro que a gente aborda e eles acabam negando, dizendo que não estão sendo transportados. E é um transporte perigoso, que a gente não tem controle”, alega o secretário de Transportes da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, José Alves.

- Publicidade -
Copiar