23.8 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Tião Viana entrega mais duas escolas na Cidade do Povo e zera demanda por vagas na regional

Por

- Publicidade -

O governador Tião Viana entregou na manhã desta quinta-feira, 13, duas novas escolas de ensino fundamental na Cidade do Povo: as unidades Cristina Maia e Wilson Barbosa, que juntas receberam um investimento de quase R$ 10 milhões.

As duas novas escolas se somam às três já entregues pelo governador Tião Viana (Raimunda Pará, Frei Heitor Turrini e André Ficarelli). Juntas, elas ofertam agora um número superior de vagas na rede de ensino à demanda de toda a região.

Escolas homenageiam a professora Cristina Maia e o pecuarista Wilson Barbosa (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“A educação é o melhor caminho, o único que pode transformar definitivamente o futuro do Acre. Queremos colocar todos nossos jovens na educação e que eles nunca se percam pelo caminho da droga ou da violência, mas o da paz. Eu espero o melhor para o Acre. Criamos mais de 150 escolas novas e reformamos mais de 95% das mais de 600 escolas estaduais que existem entre urbanas e rurais”, conta o governador Tião Viana.

A Escola Cristina Maia atenderá crianças do Ensino Fundamental I (1º ao 5º anos) e a Escola Wilson Barbosa alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), com ambas seguindo o projeto educacional do Acre, que tem o tripé do acesso à educação na escola, a permanência e, sobretudo, a qualidade do ensino.

Segundo o secretário adjunto de Educação, Euvaldo Viana: “A gente organiza as escolas dentro dos zoneamentos para atender a comunidade, para que todo mundo estude próximo de casa. Aqui na Cidade do Povo, com a inauguração dessas duas escolas, teremos sobra de vagas”.

Homenagens

A Escola Cristina Maia recebe o nome de uma personalidade da educação acreana. Cristina foi professora formada em Geografia e representante do Ministério da Educação no Acre, com grandes feitos pelos avanços na área.

Com a entrega, a Cidade do Povo e sua regional possuem mais vagas nas escolas que a demanda atual (Foto: Pedro Devani/Secom)

Já Wilson Barbosa foi um dos primeiros pecuaristas do Acre, responsável por expandir o setor trazendo gado para o estado numa época em que não existiam nem mesmo estradas para auxiliar. Além disso, o terreno localizado na Cidade do Povo pertencia a sua família, vendido ao Estado para abrigar o conjunto habitacional.

Ambas as escolas possuem uma estrutura ampla e todas as condições para utilização das ferramentas de ensino e aprendizagem. O deputado estadual Daniel Zen, que já foi secretário de Educação, destaca a entrega das duas escolas dentro de um conjunto de ações que melhorou os índices educacionais do Acre.

“São duas unidades modelo entregues hoje. Só neste segundo mandato do governador Tião Viana, foram mais de 350 obras, entre reformas, ampliações e criação de novas unidades, além dessas homenagens a duas pessoas que tanto contribuíram para o desenvolvimento do Acre”, conta Zen.

Um forte projeto de inovações

Entrega das novas escolas é só um dos elementos que refletem a melhoria dos índices da educação do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A conquista do Acre como um dos nove estados do país a melhorar seu desempenho educacional, segundo o Ideb de 2018, reflete um longo trabalho de investimentos na educação do estado, consolidado na gestão do governador Tião Viana.

Para se ter uma ideia, ao longo dos últimos anos houve conquistas educacionais em todas as áreas do conhecimento, como a implantação dos Colégios Militares, a criação do Quero Ler, do Instituto de Matemática, Ciência, Filosofia e Ética (IMCFE) e do Centro de Estudo de Línguas (CEL). Além, também, da adesão do Ensino Integral.

Só a valorização dos profissionais da Educação pelo governo do Estado se traduz em conquistas como o reajuste salarial pago a mais de 15 mil servidores, cuja última parcela foi depositada em fevereiro deste ano.

Por Samuel Bryan

- Publicidade -
Copiar