Ícone do site O Juruá Em Tempo

Cidadãos não são atendidos por falta de defensor público em Cruzeiro do Sul

A falta de defensores públicos em Cruzeiro do Sul tem prejudicado a população que procura o serviço e não encontra. De acordo com a denúncia, apenas cinco fichas de atendimento estão sendo disponibilizadas, de segunda a quarta-feira, na Defensoria Pública do Estado.

José Mesquita, morador de Marechal Thaumaturgo, madrugou na fila e mesmo assim não conseguiu atendimento. “As prioridades para ser atendido por essas cinco fichas são as pessoas com intimação da justiça para comparecer na Defensoria. E se essas cinco fichas forem preenchidas por esse público, todos os outros da fila, grávidas, idosos e demais não são atendidos”, salientou.

Segundo uma servidora do órgão, o defensor está de férias de 1 de janeiro. Com a falta de um defensor substituto, as pessoas que procuram a instituição em Cruzeiro do Sul saem frustrada.

“Pessoas com crianças que ficaram à noite na fila, correndo o risco de serem assaltadas ou violentadas, tendo em vista que o local não apresenta nenhuma segurança. Tem gente que já veio três vezes a Defensoria e não conseguiu ser atendida”, relata José.

Em nota, a Defensoria Pública do Estado informou “que no final do ano passado, devido a mudança de gestão de governo, três gestores da unidade da Defensoria Pública de Cruzeiro do Sul foram devolvidos para Secretaria de Estado da Gestão Administrativa. ”

Além disso, em dezembro de 2018, também foram suspensos temporariamente os estagiários da instituição por medida de contenção de gastos. Em razão dessas circunstâncias, houve a necessidade de redução temporária dos atendimentos.

“Entretanto, a Administração da Defensoria já envidou todos os esforços para a regularização da situação, para que haja o retorno dos servidores e estagiários à referida unidade. ”

O órgão finaliza afirmando que está trabalhando para normalizar a situação. “Por fim, pedimos a compreensão da comunidade que tanto necessita da nossa assistência jurídica integral e gratuita, e asseguramos que logo a situação será resolvida.”

Sair da versão mobile